Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5337
Title: Utilização de recursos midiáticos no cotidiano escolar do município de São José de Piranhas/PB: uma prática em construção.
Other Titles: Use of media resources in the daily school life of the city of São José de Piranhas / PB: a practice under construction.
???metadata.dc.creator???: HOLANDA, Maraiza de Brito Cavalcante.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques.
Keywords: Mídia;Recursos midiáticos;Formação de professores;São José de Piranhas - Paraíba;Ensino infantil;Media;Media Resources;Teacher training;Kindergarten
Issue Date: 4-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: HOLANDA, Maraíza de Brito Cavalcante. Utilização de recursos midiáticos no cotidiano escolar do município de São José de Piranhas/PB: uma prática em construção. 2015. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho tem como foco a Formação de Professores e utilização de recursos midiáticos no cotidiano escolar do Município de São José de Piranhas/PB. Para esta averiguação, tomamos como referencial teórico autores como: Behrens; Masetto; Moran (2011), Dorigoni; Silva (2014), Oliveira (1999), Martins (2010). Para a realização da pesquisa foi realizado um estudo de campo, através da aplicação do instrumento questionário, constando este de 11 questões entre abertas e fechadas. Contamos com a colaboração nas respostas dos questionários de 07 professoras de escolas de nível infantil e fundamental, instituições municipais e estaduais do referido município. Sendo 06 (seis) formadas em pedagogia e 01 (uma) em geografia e com pós graduação. A partir da analises, foi possível constatar que ainda aquém de uma utilização significativa de recursos midiáticos em sala de aula, no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Embora os professores tenham afirmado que trabalham, mas pelas respostas deu constatar que não trabalham como deveria. A grande maioria dos entrevistados afirmou que não recebem incentivos por parte das escolas que trabalham para trabalhar a temática. Deixaram claro que as instituições não oferecem formações na área. Uma vez que para utilizar os recursos de maneira correta é necessário que haja uma formação continuada na área.
Abstract: This studyfocuses onteacher trainingand use ofmedia resourcesin everyday school routinein SãoJosé dePiranhas/ PB. To do thisresearch, we used authors‟ theories asBehrens; Masetto; Moran(2011), Dorigoni; Silva(2014), Oliveira (1999), Martins(2010). To realize this researchit was carried outa field study, by applying asurveyinstrument composed of11 questionsdivided inopen and closed. On survey responseswe have the collaborationfrom7teachersofkindergarten and elementarylevels of municipal and stateschools. Six (06) teachers were formedinpedagogy and01(one)ingeography. From the analysis, it was found that there is a significant use of media resources in the classroom, with regard to teaching and student learning process. Although teachers have stated that they use the resources, the given answers showed that they do not work as they should t wok. The vast majority of respondents said they do not receive incentives from schools thatmake effort to work the issue. They clarified the institutions do not offer training in the field.To use these resources correctly,it is necessary the school offers a continuous training in the field.
Keywords: Mídia
Recursos midiáticos
Formação de professores
São José de Piranhas - Paraíba
Ensino infantil
Media
Media Resources
Teacher training
Kindergarten
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5337
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARAIZA DE BRITO CAVALCANTE HOLANDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfMaraiza de Brito Cavalcante Holanda. Monografia Pedagogia. CFP 2015.341.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.