Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.-
dc.contributor.advisor1IDSANTIAGO, Stella M. de M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1977726452183817pt_BR
dc.contributor.referee1CUNHA, Ane Cristine Hermínio.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoO trabalho tem como foco a Formação de Professores e utilização de recursos midiáticos no cotidiano escolar do Município de São José de Piranhas/PB. Para esta averiguação, tomamos como referencial teórico autores como: Behrens; Masetto; Moran (2011), Dorigoni; Silva (2014), Oliveira (1999), Martins (2010). Para a realização da pesquisa foi realizado um estudo de campo, através da aplicação do instrumento questionário, constando este de 11 questões entre abertas e fechadas. Contamos com a colaboração nas respostas dos questionários de 07 professoras de escolas de nível infantil e fundamental, instituições municipais e estaduais do referido município. Sendo 06 (seis) formadas em pedagogia e 01 (uma) em geografia e com pós graduação. A partir da analises, foi possível constatar que ainda aquém de uma utilização significativa de recursos midiáticos em sala de aula, no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Embora os professores tenham afirmado que trabalham, mas pelas respostas deu constatar que não trabalham como deveria. A grande maioria dos entrevistados afirmou que não recebem incentivos por parte das escolas que trabalham para trabalhar a temática. Deixaram claro que as instituições não oferecem formações na área. Uma vez que para utilizar os recursos de maneira correta é necessário que haja uma formação continuada na área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleUtilização de recursos midiáticos no cotidiano escolar do município de São José de Piranhas/PB: uma prática em construção.pt_BR
dc.date.issued2015-12-04-
dc.description.abstractThis studyfocuses onteacher trainingand use ofmedia resourcesin everyday school routinein SãoJosé dePiranhas/ PB. To do thisresearch, we used authors‟ theories asBehrens; Masetto; Moran(2011), Dorigoni; Silva(2014), Oliveira (1999), Martins(2010). To realize this researchit was carried outa field study, by applying asurveyinstrument composed of11 questionsdivided inopen and closed. On survey responseswe have the collaborationfrom7teachersofkindergarten and elementarylevels of municipal and stateschools. Six (06) teachers were formedinpedagogy and01(one)ingeography. From the analysis, it was found that there is a significant use of media resources in the classroom, with regard to teaching and student learning process. Although teachers have stated that they use the resources, the given answers showed that they do not work as they should t wok. The vast majority of respondents said they do not receive incentives from schools thatmake effort to work the issue. They clarified the institutions do not offer training in the field.To use these resources correctly,it is necessary the school offers a continuous training in the field.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5337-
dc.date.accessioned2019-08-02T10:40:45Z-
dc.date.available2019-08-02-
dc.date.available2019-08-02T10:40:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectRecursos midiáticospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSão José de Piranhas - Paraíbapt_BR
dc.subjectEnsino infantilpt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectMedia Resourcespt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectKindergartenpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorHOLANDA, Maraiza de Brito Cavalcante.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUse of media resources in the daily school life of the city of São José de Piranhas / PB: a practice under construction.pt_BR
dc.identifier.citationHOLANDA, Maraíza de Brito Cavalcante. Utilização de recursos midiáticos no cotidiano escolar do município de São José de Piranhas/PB: uma prática em construção. 2015. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARAIZA DE BRITO CAVALCANTE HOLANDA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfMaraiza de Brito Cavalcante Holanda. Monografia Pedagogia. CFP 2015.341.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.