Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5338
Title: O desenho na educação infantil.
Other Titles: Drawing in early childhood education.
???metadata.dc.creator???: LIRA, Elizabeth Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Educação pré-escolar - São João do Rio do Peixe-PB;Desenho infantil;Educação infantil;Criança;Desenvolvimento integral da criança;Preschool Education - São João do Rio do Peixe-PB;Childish drawing;child education;Kid;Integral child development
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, Elizabeth Ferreira de. O desenho na educação infantil. 2015. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada numa Creche Pública Municipal da cidade de São João do Rio do Peixe - PB, tendo como objetivo geral: Analisar a importância do desenho na Educação Infantil para o desenvolvimento integral da criança e como objetivos específicos: Investigar a contribuição do desenho para a criança no processo de desenvolvimento e Verificar se o professor da Educação Infantil reconhece as expressões dos sentimentos das crianças através de seus desenhos. Como referencial teórico básico, optou-se por fundamentar esse trabalho com o pensamento de Bujes (2001), Fontana; Cruz (1997), Oliveira (2010), Sans (2007), que discorrem sobre a função que o desenho desempenha durante o desenvolvimento integral da criança e no processo de ensino aprendizagem. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: questionário sociodemográfico e roteiro de entrevista, direcionados a nove professoras. Com os resultados obtidos foi possível entender que as professoras possuem conhecimento a respeito do tema em estudo. As análises apontaram que as professoras têm consciência da importância que o desenho proporciona à criança
Abstract: This paper presents the results of a study conducted in a Municipal Public Nursery in São João do Rio do Peixe - PB, with the overall objective: To analyze the importance of drawing in kindergarten for the integral development of the child and the following objectives: To investigate the contribution of design to the child in the development process and check if the teacher from kindergarten recognizes the expressions of feelings of children through his drawings. As a basic theoretical framework, we chose to support this work with the deBujes thought (2001), Fontana; Cross (1997), Oliveira (2010), Sans (2007), which discussed the role that design plays in the development of children and the teaching and learning process. The methodological tools used were: sociodemographic questionnaire and interview script, directed the nine teachers. With the results we understand that teachers have knowledge on the subject under study. The analyzes showed that the teachers are aware of the importance that the design provides the child.
Keywords: Educação pré-escolar - São João do Rio do Peixe-PB
Desenho infantil
Educação infantil
Criança
Desenvolvimento integral da criança
Preschool Education - São João do Rio do Peixe-PB
Childish drawing
child education
Kid
Integral child development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5338
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIZABETH FERREIRA DE LIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfElizabeth Ferreira de Lira. Monografia Pedagogia. CFP 2015.296.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.