Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5340
Title: Formação e desafios da prática docente na alfabetização de jovens e adultos.
Other Titles: Training and challenges of teaching practice in youth and adult literacy.
???metadata.dc.creator???: LISBOA, Camila Barbosa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA, Fábio de Freitas.
Keywords: Formação de professores;Alfabetização de jovens e adultos;Prática docente - desafios;Teacher training;Literacy for youth and adults
Issue Date: 4-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LISBOA, Camila Barbosa. Formação e desafios da prática docente na alfabetização de jovens e adultos. 2017. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo analisa a formação e os desafios da prática docente na alfabetização de jovens e adultos. Tem como principal objetivo problematizar as condições de trabalho dos alfabetizadores de jovens e adultos e o processo de formação docente específica para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, levando em consideração os desafios encontrados na prática docente desses sujeitos alfabetizadores. A pesquisa foi realizada no turno noturno em uma escola municipal localizada na cidade de Triunfo-PB. Os dados para a pesquisa foram coletados a partir de entrevistas individuais realizadas com quatro alfabetizadores de jovens e adultos. Esses dados foram processados por meio de técnicas de análise de conteúdo, de acordo com Bardin. Os resultados das análises mostram que os alfabetizadores enfrentam muitas dificuldades, porém o desejo de alfabetizar é maior e assim buscam superar essas dificuldades a partir de si mesmas, sem apoio especializado. As maiores dificuldades são a baixa autoestima dos alunos, a desmotivação desses e a evasão escolar total ou parcial. Quanto à formação docente direcionada para o trabalho na educação de jovens e adultos, as alfabetizadoras alegaram não tê-la. Essa formação não é solicitada pela instituição de ensino e nem é ofertada adequadamente como formação continuada
Abstract: This study analyzes the training and challenges of teaching practice in youth and adult literacy. Its main objective is to problematize the working conditions of youth and adult literacy teachers and the process of specific teacher training to develop the teaching and learning process, taking into account the challenges encountered in the teaching practice of these literacy subjects. The research was carried out in the night shift at a municipal school located in the city of Triunfo-PB. The data for the research were collected from individual interviews conducted with four young and adult literacy teachers. These data were processed using content analysis techniques, according to Bardin. The results of the analyzes show that literacy teachers face many difficulties, but the desire to literate is greater and so seek to overcome these difficulties from themselves, without specialized support. The greatest difficulties are the low self-esteem of students, their demotivation and total or partial school dropout. As for the specific teacher training to work in the education of young people and adults, the literacy teachers claimed not to have it. This training is not requested by the educational institution and is not adequately offered as continuing education.
Keywords: Formação de professores
Alfabetização de jovens e adultos
Prática docente - desafios
Teacher training
Literacy for youth and adults
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5340
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA BARBOSA LISBOA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfCamila Barbosa Lisboa. Monografia Pedagogia CFP 2017.393.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.