Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5342
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA , Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2PEREIRA , Hérica Paiva.
dc.description.resumoApresenta reflexões sobre as concepções de leitura voltadas ao ensino e a relação dessas com este novo olhar multimodal, tomando como objeto de análise o gênero tirinha, visto que esse se encontra muito fortemente inserido nos livros didáticos de diferentes áreas do conhecimento. Trata-se, pois, de uma pesquisa básica, visto que se propõe a analisar novos conhecimentos sem aplicação prática. Do ponto de vista da abordagem do problema, consiste em uma pesquisa qualitativa e exploratória, quanto aos objetivos, visto que visa gerar uma maior familiaridade com o problema proposto por meio de uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, estabeleceremos bases teóricas para dar embasamento às reflexões aqui apresentadas, com amparo teórico em autores consagrados em cada área dos estudos sobre a leitura, gênero e multimodalidade. Em seguida, é desenvolvida a análise de algumas tiras, que compõem as atividades presentes no livro didático tomado como objeto de estudo, possibilitando a análise sobre o trato didático dispensado a este gênero, ou seja, qual o objetivo a que se propõe as atividades que fazem uso do texto multissemiótico no livro didático. A coleta dos dados ocorreu em apenas um livro do quinto ano do Ensino Fundamental, devido a grande incidência do gênero em foco nesta fase. As análises apontam para a relevância do uso do gênero tirinha nas práticas de leitura, como textos que permitem o desenvolvimento da habilidade leitora. No entanto, também demonstra que no livro didático, a maior parte das atividades envolvendo tirinhas está voltada ao ensino da gramática normativa, aspecto ao qual não oferecemos questionamento, dada sua importância. Todavia, discutimos a gama de situações significativas ofertadas pelas tirinhas presentes no livro didático e que poderiam ser introduzidas ações voltadas, também, ao desenvolvimento da leitura e reflexão crítica, visto sua constituição rica e multissemiótica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleGênero tirinha no ensino de leitura: novas linguagens ao aprender.pt_BR
dc.date.issued2017-05-03
dc.description.abstractIt presents reflections on how reading conceptions aimed at teaching and a relationship with the new multimodal study, having as object of analysis or gender taken, since this is very strongly inserted in textbooks of different areas of knowledge. This is a basic research, since it proposes to analyze new knowledge without practical application. From the point of view of the problem approach, constituted in a qualitative and exploratory research, as an objective, since the visa generates a greater familiarity with the proposed problem through a bibliographical research. To do so, the theoretical databases to support the reflections presented here, with theoretical support in established authors in each area of study on reading, gender and multimodality. Then, an analysis of some strips is developed, which compose as activities did not have didactic book taken as object of study, enabling an analysis on the didactic treatment given to this genre, ie, what is the objective that is proposed as activities that do Use of multisemiotic text in the textbook. The data collection occurred in only one book of the fifth year of Elementary School, due to the great incidence of the genus in the focus in phase. As analyzes, they point to the relevance of the use of the human race in reading practices, such as the texts that allow the development of the reading ability. However, it also demonstrates that not a textbook, most of the activities involving strips are directed to the teaching of normative grammar, aspect that does not offer questioning, given its importance. However, he discussed a range of significant lecture situations and there was no textbook and it was launched in actions aimed also at a development of reading and critical reflection, given its rich and multisemiotic constitution.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5342
dc.date.accessioned2019-08-02T11:39:37Z
dc.date.available2019-08-02
dc.date.available2019-08-02T11:39:37Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectTirinhapt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectGenrept_BR
dc.subjectComic strippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Francisco John Lennon de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender comic strip in reading teaching: new languages ​​when learning.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Francisco John Lennon de. Gênero tirinha no ensino de leitura: novas linguagens ao aprender. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO JOHN LENNON DA LIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2017.pdfFrancisco John Lennon de Lira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2017.918.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.