Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5343
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAMPOS, M. E. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8299493476568897pt_BR
dc.contributor.advisor1MORAIS, Crislene Rodrigues da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDMORAIS, C. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255608881036504pt_BR
dc.contributor.referee1ALTIDIS, Mariana Elizabeth Dias.-
dc.contributor.referee2MORAIS, Soraya Alves de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.campos-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar sobre a formação do professor da EJA na perspectiva da economia solidaria. Além de averiguar em que medida os docentes tem conhecimento sobre economia solidária. E ainda analisar a formação do educador e a prática pedagógica do professor voltada para a economia solidária. Para tal, optou-se pela pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, sendo a amostra constituída de seis participantes que lecionam em turmas da EJA de uma escola estadual. Para tanto utilizou-se como instrumento de coleta de dados, um questionário contendo doze perguntas, dividido em dois blocos temáticos. Os dados obtidos na pesquisa demonstram que os professores entrevistados não tiveram nenhum tipo de formação continuada para lecionar nas turmas da EJA, que dos seis entrevistados apenas três sabem o que é economia solidária. De modo que a falta de formação na área dificulta o trabalho desses professores para desenvolver atividades com esses discentes uma prática emancipadora, voltada para a economia solidária e o mundo do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA formação do professor da educação de jovens e adultos e sua relação com a economia solidária.pt_BR
dc.date.issued2017-06-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the professional qualification of the teachers from Youth and Adult Education (YAE) in the solidarity economy perspective besides to find out to what extent the teachers has the knowledge about solidarity economy. This work still aims to analyze the formation education and pedagogical practice of the teacher in the view of solidarity economy. For that the exploratory research with qualitative approach was chosen being the sample constituted of six participants who teach in classes from YAE of a public middle and high school. For this purpose a questionnaire containing twelve questions divided into two thematic blocks was used as a data collection instrument. From obtained data in the research it is possible to demonstrate that the teachers interviewed did not have any type of continuing education to teach in the classes from YAE and only three of the six interviewees knowed what solidarity economy is. Thus the lack of training in the area makes it difficult for these teachers to develop activities with these students that aim at an emancipatory practice focused on the solidarity economy and job market.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5343-
dc.date.accessioned2019-08-02T12:02:10Z-
dc.date.available2019-08-02-
dc.date.available2019-08-02T12:02:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectYouth and adult education  pt_BR
dc.subjectTeacher training  pt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAMPOS, Maria Edicleide Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe formation of the youth and adult education teacher and its relationship with the solidarity economy.pt_BR
dc.identifier.citationCAMPOS, Maria Edicleide Sousa. A formação do professor da educação de jovens e adultos e sua relação com a economia solidária. 2017. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5343pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA EDICLEIDE SOUSA CAMPOS - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017.pdfMaria Edicleide Sousa Campos - TCC Especialização EJA ECOSOL CDSA 2017204.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.