Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347
Title: Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.
Other Titles: Reading and writing in youth and adult education: learning difficulties and importance in social development.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Dificuldades na aprendizagem;Leitura e escrita;Desenvolvimento social;Youth and adult education  ;Learning difficulties  ;Reading and writing  ;Social development
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira. Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação de Jovens e Adultos (EJA) ganha destaque importante principalmente nos dias atuais, tendo como finalidade proporcionar o acesso à escola do público que por algum motivo foi excluído, permitindo assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer seus direitos e deveres como cidadãos. A presente pesquisa tem o propósito de tecer algumas reflexões a respeito da leitura e escrita na EJA. Apresenta como objetivos avaliar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal e social dos discentes, bem como evidenciar as dificuldades de aprendizagem. A relevância do estudo evidencia-se quando, na função de professora de EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo-PB, instituição pesquisada, puderam-se observar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da leitura e escrita. A metodologia utilizou-se da foi técnica de pesquisa de campo, com utilização de questionário. Foram entrevistados 20 dos 55 alunos da EJA. Verificou-se que, embora sintam dificuldade, os discentes conseguiram superá-la e aprender a ler e escrever, apesar das suas limitações na aprendizagem. Tal aprendizado pode auxiliar na melhoria das relações interpessoais e profissionais destes cidadãos, colaborando com seu desenvolvimento social limitações de cada discente.
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) is especially important today, with as aim providing access to school by public that for some reason was excluded, thus making it possible to make up for lost time in formal education field and in preparation for exercise their rights and duties as citizens. Present research has purpose of making some reflections about reading and writing in EJA. It presents as objectives to evaluate importance of reading and writing in the personal and social development of students, as well as highlighting learning difficulties. Relevance of study is evidenced when, in role of teacher of EJA, in Municipal School of Elementary Education of Congo-PB, institution researched, it was possible to observe difficulties presented in learning of reading and writing. Methodology used was field research technique, with use of a questionnaire. Twenty of the 55 EJA students were interviewed. It was found that, although they feel difficulty, students were able to overcome its and learn to read and write, despite their limitations in learning. Such learning can aid in improving interpersonal and professional relationships of these citizens, collaborating with their social development limitations of each student.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Dificuldades na aprendizagem
Leitura e escrita
Desenvolvimento social
Youth and adult education  
Learning difficulties  
Reading and writing  
Social development
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARMEM LÚCIA DE OLIVEIRA PEREIRA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017..pdf Carmem Lúcia de Oliveira Pereira - TCC Especialização EJA ECOSOL CDSA 2017.1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.