Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.
dc.contributor.advisor1IDLIMA, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8075219229606935pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Cecir Barbosa de Almeida.
dc.contributor.referee2VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.description.resumoA educação de Jovens e Adultos (EJA) ganha destaque importante principalmente nos dias atuais, tendo como finalidade proporcionar o acesso à escola do público que por algum motivo foi excluído, permitindo assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer seus direitos e deveres como cidadãos. A presente pesquisa tem o propósito de tecer algumas reflexões a respeito da leitura e escrita na EJA. Apresenta como objetivos avaliar a importância da leitura e da escrita no desenvolvimento pessoal e social dos discentes, bem como evidenciar as dificuldades de aprendizagem. A relevância do estudo evidencia-se quando, na função de professora de EJA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo-PB, instituição pesquisada, puderam-se observar as dificuldades apresentadas na aprendizagem da leitura e escrita. A metodologia utilizou-se da foi técnica de pesquisa de campo, com utilização de questionário. Foram entrevistados 20 dos 55 alunos da EJA. Verificou-se que, embora sintam dificuldade, os discentes conseguiram superá-la e aprender a ler e escrever, apesar das suas limitações na aprendizagem. Tal aprendizado pode auxiliar na melhoria das relações interpessoais e profissionais destes cidadãos, colaborando com seu desenvolvimento social limitações de cada discente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleLeitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social.pt_BR
dc.date.issued2017
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) is especially important today, with as aim providing access to school by public that for some reason was excluded, thus making it possible to make up for lost time in formal education field and in preparation for exercise their rights and duties as citizens. Present research has purpose of making some reflections about reading and writing in EJA. It presents as objectives to evaluate importance of reading and writing in the personal and social development of students, as well as highlighting learning difficulties. Relevance of study is evidenced when, in role of teacher of EJA, in Municipal School of Elementary Education of Congo-PB, institution researched, it was possible to observe difficulties presented in learning of reading and writing. Methodology used was field research technique, with use of a questionnaire. Twenty of the 55 EJA students were interviewed. It was found that, although they feel difficulty, students were able to overcome its and learn to read and write, despite their limitations in learning. Such learning can aid in improving interpersonal and professional relationships of these citizens, collaborating with their social development limitations of each student.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347
dc.date.accessioned2019-08-02T12:44:27Z
dc.date.available2019-08-02
dc.date.available2019-08-02T12:44:27Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectDificuldades na aprendizagempt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectYouth and adult education  pt_BR
dc.subjectLearning difficulties  pt_BR
dc.subjectReading and writing  pt_BR
dc.subjectSocial developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading and writing in youth and adult education: learning difficulties and importance in social development.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Carmem Lúcia de Oliveira. Leitura e escrita na educação de jovens e adultos: dificuldades na aprendizagem e importância no desenvolvimento social. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5347pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARMEM LÚCIA DE OLIVEIRA PEREIRA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017.pdfCarmem Lucia de Oliveira Pereira - TCC Especialização EJA ECOSOL CDSA 2017956.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.