Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5348
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8075219229606935pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Lígia Maria Ribeiro.-
dc.contributor.referee2SILVA, Vera Lúcia Meira de Morais.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.santos0-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada por lei e que visa educar jovens acima de 18 anos e adultos que não conseguiram, por algum motivo, no transcorrer de suas vidas, completar seus estudos no período apropriado. A presente pesquisa tem o propósito de tecer reflexões a respeito do processo de ensino-aprendizagem da EJA em uma turma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do município do Congo-PB. Utilizou-se como amostragem 50 dos 117 alunos do EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Alves Campos, localizado no município do Congo-PB. A metodologia utilizada foi do tipo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa, por meio de técnica de pesquisa de campo, com utilização de instrumental em forma de questionário. A relevância do estudo evidencia-se quando, na função de professor na instituição pesquisada, pode-se observar a importância desta modalidade de ensino na vida das pessoas. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, visto que pode-se entender a importância dessa modalidade, levando-se em consideração as dificuldades dos discentes, tais como o cansaço do dia de trabalho, a distância, o estresse, a própria limitação em aprender algo, bem como as dos docentes, caracterizadas como evasão escolar, o turno em que são realizadas as aulas, cansaço e as dificuldades de aprendizagem por parte dos educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO processo de ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Alves Campos do Congo - PB.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) is a law-abiding education modality designed to educate young people over the age of 18 and adults who, for some reason, have not been able to complete their studies in appropriate period for some reason. Present research has purpose of reflecting on teaching-learning process of EJA in a class of State School of Primary and Secondary Education of municipality of Congo-PB. It was used 50 of 117 EJA students from State School of Elementary and Middle Education Manoel Alves Campos, located in Congo-PB municipality, were sampled. Methodology used was of exploratory-descriptive type with quantitative approach, through a field research technique, with use of instruments in form of a questionnaire. Relevance of study is evidenced when, in the role of teacher in research institution, one can observe importance of this modality of teaching in people's lives. Results of research were satisfactory, since one can understand importance of this modality, taking into account difficulties of students, such as tiredness of workday, distance, stress, own limitation in learning something, as well as those of teachers, characterized as school dropouts, shift in classes, tiredness and learning difficulties on part of students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5348-
dc.date.accessioned2019-08-02T12:49:02Z-
dc.date.available2019-08-02-
dc.date.available2019-08-02T12:49:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectProcesso de ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education  pt_BR
dc.subjectTeaching process learning  pt_BR
dc.subjectLearning difficultiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Claudenor Pereira dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe process of teaching learning in Youth and Adult Education: the case of the State School of Elementary and High School Manoel Alves Campos do Congo - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Claudenor Pereira dos. O processo de ensino aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: o caso da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Alves Campos do Congo - PB. 2017. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5348pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDENOR PEREIRA DOS SANTOS - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017.pdfClaudenor Pereira dos Santos - TCC Especialização EJA ECOSOL CDSA 2017671.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.