Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5349
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8075219229606935pt_BR
dc.contributor.referee1RIBEIRO, George do Nascimento.-
dc.contributor.referee2LIMA, Lígia Maria Ribeiro.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.silva3-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que veio ofertar a oportunidade àqueles que não concluíram seus estudos na idade apropriada por diversos fatores de obter conhecimentos necessários para a vida em sociedade. Muitos são os desafios em relação ao ensino-aprendizagem e o maior deles é a compreensão do ensino da matemática, que requer criatividade dos docentes para ministrar seu conteúdo. Deve-se lançar mão da utilização do cotidiano dos discentes da EJA, para facilitar seu entendimento, levando-os ao aprendizado de maneira prazerosa. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar essa modalidade de ensino como um ensino contextualizado que deve ser construído por meio de troca de experiências, inserido ao conceito da Economia Solidária. Para compreender a importância do ensino da matemática aplicou-se um questionário com o intuito de estabelecer a necessidade de aperfeiçoar este ensino por meio da Economia Solidária. Ao analisar o questionário observou-se que as dificuldades encontradas estão relacionadas às metodologias utilizadas pelo docente, assim como a necessidade das aulas práticas para essa modalidade de ensino. A inserção da Economia Solidária no ensino da matemática poderá facilitar a relação ensino-aprendizagem, pois muitos vivenciam essa economia, mas a desconhecem e, ao relacioná-la ao ensino pode-se auxiliar seu entendimento, bem como mostrar outras alternativas de geração de renda às pessoas que foram excluídas do mundo do trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleDificuldades no ensino de matemática em uma turma de educação de jovens e adultos no município de Sumé – PB: a economia solidária como ferramenta para aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractYouth and Adult Education is a teaching modality that offered the opportunity to those who did not complete their studies at the appropriate age by several factors. There are many challenges in teaching-learning, and the greatest of these is the understanding of mathematics teaching, which requires the creativity of teachers to deliver their content. One must use the daily use of the students of the EJA, to facilitate their understanding, leading them to learning in a pleasant way. The inclusion of Solidarity Economy in the teaching of mathematics, besides facilitating this understanding, still shows other ways of living in society. Therefore, the objective of this work was to evaluate this teaching modality as a contextualized teaching that must be built through an exchange of experiences, inserted in the concept of the Solidary Economy. In order to understand the importance of teaching mathematics, a questionnaire was applied with the intention of establishing the need to improve this teaching through the Solidary Economy. When analyzing the questionnaire, it was observed that the difficulties encountered are related to the methodologies used by the teacher, as well as the need for practical classes for this type of teaching. The inclusion of the Solidary Economy in the teaching of mathematics can facilitate the teaching-learning relationship, since many experience this economy, but they are unaware of it and, by relating it to teaching, it can help their understanding, as well as show other income generation alternatives people who have been excluded from the world of work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5349-
dc.date.accessioned2019-08-02T13:16:53Z-
dc.date.available2019-08-02-
dc.date.available2019-08-02T13:16:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectMathematics education  pt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education  pt_BR
dc.subjectMath teaching  pt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jamíria Maria da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDifficulties in the teaching of mathematics in a youth and adult education class in the city of Sumé - PB: the solidarity economy as a tool for learning.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jamíria Maria da. Dificuldades no ensino de matemática em uma turma de educação de jovens e adultos no município de Sumé – PB: a economia solidária como ferramenta para aprendizagem. 2017. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5349pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAMÍRIA MARIA DA SILVA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017.pdfJamíria Maria da Silva - TCC Especialização EJA ECOSOL CDSA 2017364.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.