Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5351
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Antônio Antunes.-
dc.contributor.referee2SARAIVA, Sebastiana Maely.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.nascimento-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo apresentar a atividade de confecção da tinta ecológica a base de terra para alunos da EJA na Escola Idelfonso Anselmo da Silva, do município de Amparo-PB. Foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa, proporcionando o conhecimento sobre o solo e suas potencialidades sendo um componente essencial no meio ambiente indispensável para a vida do ser humano. A pesquisa foi dividida em etapas: aplicação de questionário para saber a percepção dos educandos sobre o solo, palestras educativas evidenciando a formação, características e potencialidades do solo, e, por fim, para contextualizar a proposta, foi realizada uma visita no Ateliê da Geotinta para que os estudantes pudessem conhecer o acervo das peças pintadas com tinta a base de terra e o banco de cores de solo, como oportunidade de estímulo a atividade artística e geração de trabalho e renda. O estudo de percepção revelou que, embora sentindo-se valorizados na comunidade, a maioria dos estudantes da EJA, da escola onde o estudo foi desenvolvido, não está inserida no mercado de trabalho formal. Após a visita ao Ateliê da Geotinta 86% dos alunos afirmou que é possível ter renda extra, ou desenvolver uma atividade como artesão, a partir do uso da geotinta e 57% acreditam que há mercado para a geotinta. Os resultados do trabalho de pesquisa nortearam novas alternativas de geração de renda para contextualizar o ensino do solo, estimulando a prática pedagógica na EJA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA geotinta como tecnologia social para estudantes da EJA: estudo de caso em Amparo - PB.pt_BR
dc.date.issued2017-05-
dc.description.abstractThis monograph aims to present to the activity of making the ecological ink the land base for students of the EJA at the Escola Idelfonso Anselmo da Silva, Amparo-PB. For this purpose, a qualitative case study was carried out, providing the knowledge about the soil and its potentialities being an essential component in the environment indispensable for the life of the human being. The research was divided into stages: the application of a questionnaire to know the students' perception of the soil, educational lectures evidencing the formation, characteristics and potential of the soil, and finally, to contextualize the proposal, a visit was made to the Ateliê da Geotinta So that the students could know the collection of the pieces painted with earth-based paint and the bench of soil colors, as an opportunity to stimulate the artistic activity and generation of work and income. The perception study revealed that, while feeling valued in the community, most EJA students at the school studied are not in the formal job market. After the visit to the Atelier da Geotinta, 86% of the students stated that it is possible to have extra income, or to develop an activity as a craftsman, from the use of the geotint and 57% believe that there is a market for the geotint. The results of the research work guided new income generation alternatives to contextualize soil education, stimulating the pedagogical practice in the EJA.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5351-
dc.date.accessioned2019-08-02T13:28:49Z-
dc.date.available2019-08-02-
dc.date.available2019-08-02T13:28:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeotintapt_BR
dc.subjectTecnologia socialpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectGeotint  pt_BR
dc.subjectSocial technology  pt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Iara Soares do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeotint as social technology for EJA students: case study in Amparo - PB.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Iara Soares do. A geotinta como tecnologia social para estudantes da EJA: estudo de caso em Amparo - PB. 2017. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5351pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IARA SOARES DO NASCIMENTO - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017.pdf Iara Soares do Nascimento - TCC Especialização EJA ECOSOL CDSA 2017658.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.