Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5352
Title: Educação de jovens e adultos: o encontro de diferentes faixas etárias dos alunos do CEJA de São José dos Cordeiros - Paraíba.
Other Titles: Youth and adult education: the meeting of different bands ages of students of the JSCA of São José dos Cordeiros - Paraíba.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Inácia Uênia Dionizio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SÁ, Carolina Figueiredo de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DINIZ, Paulo César Oliveira.
Keywords: Educação de jovens e adultos;Formação continuada;Prática docente;Youth and Adult Education  ;Continuing education  ;Teaching practice
Issue Date: 31-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Inácia Uênia Dionizio. Educação de jovens e adultos: o encontro de diferentes faixas etárias dos alunos do CEJA de São José dos Cordeiros - Paraíba. 2017. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5352
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa tem por objetivo realizar um diagnóstico da modalidade EJA no Centro Educacional de Jovens e Adultos- CEJA de São José dos Cordeiros - Paraíba, como também, verificar como é realizado o trabalho docente frente às diferentes faixas etárias dos discentes.No desenvolver da pesquisa utilizamos os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, para tanto, inicialmente foi realizada uma sondagem, com a aplicação de questionário com os professores. Verificamos que o docente da modalidade EJA necessita estar sempre praticando e reformulando suas práticas docente, por meio de capacitações e formações continuadas,porque a EJA está ficando cada vez mais jovem e necessita de docentes capacitados e dispostos a trabalhar de forma coesa e responsável com uma modalidade que sofre tanto preconceito, e com sujeitos a margem da sociedade que não tiveram acesso a um ensino regular de qualidade.
Abstract: This research aims to perform a diagnosis of the YAE modality in the Youth and Adult Education Center – YAEC in São José dos Cordeiros – state of Paraíba, as well as verify how the teaching work is carried out in relation to the different age groups of the students. In developing the research, we have used the theoretical assumptions of qualitative research. For that, initially a survey was carried out, with the application of a questionnaire to the teachers. We have verified that the teacher of YAE modality needs to be always practicing and reformulating their teaching practices, because YAE is increasingly younger and needs qualified and willing teachers to work in a cohesive and responsible manner with a modality that suffers so much prejudice, and with marginalized individuals who did not have access to regular quality education.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Formação continuada
Prática docente
Youth and Adult Education  
Continuing education  
Teaching practice
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5352
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INÁCIA UÊNIA DIONIZIO GOMES - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017.pdfInácia Uênia Dionizio Gomes - TCC Especialização EJA ECOSOL CDSA 2017342.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.