Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5353
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGONÇALVES, J. C. G. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1SARAIVA, Sebastiana Maely.-
dc.contributor.referee2LIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.goncalves-
dc.description.resumoO aumento na geração de resíduos sólidos e o gerenciamento inadequado é um problema para a sociedade e estimular formas ambientalmente seguras de solucionar é um grande desafio que deve ser trabalhado nas escolas, espaço de socialização de conhecimento e construção de comportamentos pró-ativos. Esta pesquisa objetivou investigar o conhecimento dos alunos da EJA de uma Escola Estadual, no município de Ouro velho – PB, sobre os resíduos sólidos e a contaminação do solo, de forma a reforçar a importância da coleta seletiva e a reciclagem do lixo como fonte de renda e preservação ambiental e oportunizar aos alunos uma alternativa para empoderamento e fortalecimento do protagonismo juvenil. A partir das entrevistas constatou-se que os alunos tem uma percepção amadurecida sobre a problemática do lixo e da poluição do solo e entendem que a temática dos resíduos sólidos pode abrir caminhos para o empoderamento e geração de renda a partir da reciclagem, contudo, a prática como meio de renda ainda é incipiente e a cidade onde se desenvolveu o estudo não possui políticas voltadas para coleta seletiva de lixo, evidenciando a urgência de implantação de ferramentas mais efetivas e que primem pela justiça distributiva e solidariedade social, sobretudo considerando a necessidade de ocupação e valorização das juventudes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleResíduos sólidos e contaminação dos solos: percepção dos alunos da EJA da Escola Estadual de Ouro Velho – PB.pt_BR
dc.date.issued2017-07-
dc.description.abstractThe increase in solid waste generation and management is a problem for a society and stimulate environmentally safe forms of solution and a great challenge for the development of workers in schools, space for socialization of knowledge and construction of proactive behaviors. This research aimed to investigate the knowledge of the students of the EJA of a State School, in the municipality of Ouro velho - PB, on solid waste and soil contamination, in order to reinforce the importance of selective collection and the recycling of waste as a source of income and Environmental preservation and give students an alternative for empowerment and strengthening of youth protagonism. From the interviews it was observed that the students have a mature perception about the problem of litter and soil pollution and understand that the theme of solid waste can open the way to empowerment and income generation from recycling, however, the Practice as a means of income is still incipient and the city where the study was carried out does not have policies aimed at selective collection of garbage, evidencing the urgency of implementing more effective tools, and priming for distributive justice and social solidarity, especially considering the need for Occupation and appreciation of youth.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5353-
dc.date.accessioned2019-08-02T13:43:20Z-
dc.date.available2019-08-02-
dc.date.available2019-08-02T13:43:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectColeta seletivapt_BR
dc.subjectReciclagem e geração de rendapt_BR
dc.subjectSolid waste  pt_BR
dc.subjectEnvironmental management  pt_BR
dc.subjectSelective collect  pt_BR
dc.subjectRecycling and income generationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGONÇALVES, Juliana de Cássia Gomes Menezes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSolid waste and soil contamination: perception of EJA students at the Ouro Velho State School - PB.pt_BR
dc.identifier.citationGONÇALVES, Juliana de Cássia Gomes Menezes. Resíduos sólidos e contaminação dos solos: percepção dos alunos da EJA da Escola Estadual de Ouro Velho – PB. 2017. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5353pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA DE CÁSSIA GOMES MENEZES GONÇALVES - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017.pdfJuliana de Cássia Gomes Menezes Gonçalves - TCC Especialização EJA ECOSOL CDSA 2017800.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.