Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5354
Title: A geotinta na perspectiva da economia solidária: o solo no fortalecimento do protagonismo de estudantes de uma escola do campo.
Other Titles: Geotint in the perspective of the solidarity economy: the soil in the strengthening of the protagonism of students of a rural school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Joana D'arc Morais da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GONÇALVES, Cleomária.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DINIZ, Paulo César Oliveira.
Keywords: Geotinta;Educação de jovens e adultos;Escola do campo;Economia solidária;Geotint  ;Youth and Adult Education  ;Country school  ;Solidarity economy
Issue Date: Jul-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Joana D'arc Morais da. A geotinta na perspectiva da economia solidária: o solo no fortalecimento do protagonismo de estudantes de uma escola do campo. 2017. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5354
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa objetivou verificar a percepção dos alunos sobre o solo e a possibilidade da tinta à base de terra (geotinta) agregar renda enquanto atividade artística e foi concluída numa escola do campo, tendo como instrumento a aplicação de questionários e uma oficina temática. Os resultados apontam para a relevância dessa prática, enquanto oportunidade de dialogar sobre a conservação do solo e a geração de renda, assim fortalecendo o empoderamento dos estudantes, seu protagonismo e a cidadania.
Abstract: The research aimed to verify the students' perception about the soil and the possibility of earth - based paint (geotinta) to aggregate income as an artistic activity and was conducted in a rural school, with the application of questionnaires and a thematic workshop. The results point to the relevance of this practice, as an opportunity to dialogue about soil conservation and income generation, thus strengthening students' empowerment, their protagonism and citizenship.
Keywords: Geotinta
Educação de jovens e adultos
Escola do campo
Economia solidária
Geotint  
Youth and Adult Education  
Country school  
Solidarity economy
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5354
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANA D'ARC MORAIS DA SILVA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017.pdfJoana D'arc Morais da Silva - TCC Especialização EJA ECOSOL CDSA 2017738.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.