Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5355
Title: Educação escolar, meio ambiente e escola solidária: o olhar de estudantes e professores da EJA.
Other Titles: School education, environment and solidarity school: the look of students and teachers of the EJA.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Josinaldo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Norma Maria Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Daniel Vilar da.
Keywords: Educação;Educação de jovens e adultos;Economia solidária;Education  ;Youth and Adult Education  ;Solidarity economy
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Josinaldo. Educação escolar, meio ambiente e escola solidária: o olhar de estudantes e professores da EJA. 2017. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5355
???metadata.dc.description.resumo???: Entende-se a escola um ambiente de socialização e compartilhamento de saberes, onde os indivíduos devem ser preparados não somente para o mercado de trabalho, mas principalmente para a vida em sociedade, o que envolve a formação de uma consciência ambiental, focada no conhecimento da natureza e sua preservação ambiental e nas possibilidades de empoderamento e da promoção da cidadania ativa. Nesse cenário, a pesquisa objetivou investigar a percepção de educandos de uma turma de 3º ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre Meio Ambiente e Economia Solidária, além de analisar a forma de abordagem das temáticas pelos professores. O trabalho foi conduzido numa escola do município de Serra Branca-PB e o instrumento da pesquisa foi o questionário semiestruturado. Verificou-se que o entendimento dos educandos sobre o conceito de Meio Ambiente ainda é muito incipiente, superficial, não condizente com o que se espera quanto a preparação para a vida profissional e ação cidadã desses alunos. Quanto ao tema Economia Solidária, a fragilidade nos conceitos e compreensões é ainda maior. Referente aos professores, estes disseram que consideram importante trabalhar os temas acima referidos, mas não há presença de trabalhos desenvolvidos na área, quanto a forma de abordagem, mencionaram as exposições teóricas, os trabalho em grupo, pesquisa na internet, seminário, apresentação de vídeos e slides. Faz-se necessário, portanto, que a escola e os professores organizem atividades cujo intuito seja proporcionar aos educandos um conhecimento mais abrangente sobre Meio Ambiente e Economia Solidária, de modo a fortalecer o protagonismo dos estudantes e possibilitar a reflexão e a criticidade.
Abstract: The school is understood as an environment of socialization and sharing of knowledge, where individuals must be prepared not only for the labor market, but especially for life in society, which involves the formation of an environmental conscience, focused on the knowledge of the Nature and its environmental preservation and in the possibilities of empowerment and the promotion of active citizenship. In this scenario, the research aimed to investigate the perception of learners of a 3rd grade classroom of the Education of Young and Adults (EJA) on Environment and Solidarity Economy, as well as to analyze how teachers approach the subject. The study was conducted in a school in the municipality of Serra Branca-PB and the research instrument was the semi-structured questionnaire. It was verified that the students' understanding of the concept of the Environment is still very incipient, superficial, not consistent with what is expected regarding the preparation for the professional life and citizen action of these students. As for Solidarity Economy, the fragility in concepts and understandings is even greater. Regarding the teachers, they said that they consider it important to work on the themes mentioned above, but there is no presence of developed works in the area, as well as the way of approach, they mention the theoretical expositions, group work, internet research, seminar, video presentation And slides. It is necessary, therefore, that the school and teachers organize activities whose purpose is to provide students with a more comprehensive knowledge on the Environment and Solidarity Economy, in order to strengthen the protagonism of students and enable reflection and criticism.
Keywords: Educação
Educação de jovens e adultos
Economia solidária
Education  
Youth and Adult Education  
Solidarity economy
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5355
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSINALDO CAVALCANTE - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017.pdfJosinaldo Cavalcante - TCC Especialização EJA ECOSOL CDSA 2017374.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.