Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5356
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFEITOSA, K. S. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1LADOSKY, Mário Henrique Guedes.-
dc.contributor.advisor1IDLADOSKY, M. H. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7412174016769913pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Norma Maria de Oliveira.-
dc.contributor.referee2ABREU, Amanda Kelle Fernandes de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.feitosa-
dc.description.resumoO presente discute o tema da proficiência na habilidade de leitura e escrita entre os discentes do PROEJA da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Rodolfo Santa Cruz, localizada no município de Sumé. Dentro desse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral analisar quais são as dificuldades que os alunos do PROEJA, das turmas de 3ª e 4ª série sentem com relação à aprendizagem de leitura e escrita. Lançamos como pergunta norteadora deste estudo a seguinte indagação: Como a professora da turma analisada utiliza métodos eficazes para aprimorar a aprendizagem de leitura e escrita com esses alunos?, Metodologicamente, o presente estudo se configura como um estudo de caso, bibliográfico, descritivo, qualitativo e com características predominantes de estudo de caso. Como resultado pode ser salientado que há um esforço admirável por parte da educadora em planejar atividades relacionadas com as experiências dos educandos, levando em consideração os conhecimentos prévios deles, daí partindo para a apreensão de outros conhecimentos. Há também uma considerável participação dos educandos nesse processo, e essa motivação colabora positivamente no ensino e na aprendizagem. Sendo assim, ficou claro também que faltam maiores incentivos e apoio da coordenação desse programa, no sentido de orientar o educador, colaborar com materiais didáticos, pois a educadora por ter pouca experiência docente, ainda necessita de um olhar técnico e pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleDificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2017-05-24-
dc.description.abstractThe present work, discusses the subject of proficiency in reading and writing skills among the students of PROEJA of the Municipal School of Early Childhood Education and Fundamental Rodolfo Santa Cruz, located in the municipality of Sumé. Within this context, this study has as a general objective to analyze what are the difficulties that students of PROEJA, 3rd and 4th grade classes feel about reading and writing learning. As a guiding question in this study, we ask the following question: How does the teacher of the analyzed class use effective methods to improve reading and writing learning with these students ?, Methodologically, the present study is configured as a case study, bibliographic, descriptive, qualitative And with predominant case study characteristics. As a result it can be pointed out that there is an admirable effort on the part of the educator to plan activities related to the learners' experiences, taking into account their previous knowledge, from there to the apprehension of other knowledge. There is also considerable participation of learners in this process, and this motivation positively contributes to teaching and learning. Thus, it was also clear that there is a lack of greater incentives and support from the coordination of this program, in order to guide the educator, to collaborate with didactic materials, since the educator because she has little teaching experience still needs a technical and pedagogical look.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5356-
dc.date.accessioned2019-08-02T14:24:09Z-
dc.date.available2019-08-02-
dc.date.available2019-08-02T14:24:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura e escrita - alunospt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.subjectReading and writing - studentspt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectLearning.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFEITOSA, Kátia Simone Ramos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDifficulties encountered in the reading and writing process of youth and adult education students in a municipal school in the city of Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationFEITOSA, kátia Simone Ramos. Dificuldades encontradas no processo de leitura e escrita dos aluno da educação de jovens e adultos em uma escola municipal da cidade de Sumé-PB. 2017. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5356pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KÁTIA SIMONE RAMOS FEITOSA - TCC ESPECIALIZAÇÃO EJA ECOSOL CDSA 2017.pdfKátia Simone Ramos Feitosa TCC ESPECALIZAÇÃO EJA ECOSOL 2017446.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.