Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5362
Title: Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP.
Other Titles: Analyzes of the professors of the graduating teachers of the geography PIBID - UFCG / CFP.
???metadata.dc.creator???: LEITE, Oraldo Ryk Lourenço.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES , Cicera Cecilia Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
Keywords: Práticas Pedagógicas;PIBID;Formação docente;Professores egressos;Pedagogical practices;Teacher training;Graduated teachers
Issue Date: 12-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEITE, Oraldo Ryk Lourenço. Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de geografia - UFCG/CFP . 2018. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente monografia, intitulada “Análises das práticas dos professores egressos do PIBID de Geografia – UFCG/CFP”, leva em consideração as contribuições deste Programa para o desenvolvimento das práticas didático/ pedagógicas em sala de aula pelos docentes na Educação Básica, que durante a graduação tiveram a oportunidade de participarem como alunos bolsistas de iniciação à docência no Subprojeto de Geografia. A mesma tem como objetivo geral compreender a correlação entre a experiência formativa no PIBID e a atuação docente de professores egressos do curso de licenciatura em Geografia UFCG/CFP. Para chegar a este, temos os seguintes objetivos específicos: analisar as contribuições do PIBID para o processo de formação de professores de Geografia formados na UFCG/CFP; investigar os pressupostos epistemológicos e pedagógicos dos professores neófitos de Geografia; refletir sobre a correspondência entre as experiências adquiridas enquanto alunos bolsistas de iniciação à docência no PIBID e à prática como professor da educação básica. Esta pesquisa de caráter qualitativo foi realizada a partir de um estudo de caso. Em um primeiro momento, realizamos uma revisão bibliográfica e documental. Em seguida, elaboramos e aplicamos um questionário semiestruturado com perguntas subjetivas, e em conjunto com esta ação, realizamos também a aplicação de uma entrevista semiestruturada, com o intuito de coletar dados junto aos professores egressos do curso de Licenciatura em Geografia e que participaram do PIBID no Subprojeto de Geografia, objetivando verificar se as suas práticas desenvolvidas durante a sua participação no Programa, realmente são as que eles executam em sala de aula. Após a realização destas etapas, pudemos verificar que os educadores egressos do referente Programa, realmente põem em prática as metodologias e os conhecimentos que eles adquiriram durante as suas participações no Subprojeto de Geografia, comprovando o quão importante foi o PIBID para as suas formações.
Abstract: This undergraduate thesis entitled "Analyzes of the practices of egress teachers from PIBID de Geografia - UFCG / CFP (PIBID of Geography - UFCG / CFP)" takes into account the contributions of this Program to the development of didactic / pedagogical practices in the classroom by teachers in Basic Education which had the opportunity to participate as scholarship students of teaching initiation in the Geography Subproject. It's main objective is to understand the correlation between the formative experience in PIBID and the teaching performance of egress teachers who graduated from the degree course in Geography UFCG / CFP. In order to reach this aim, we have the following specific objectives: to analyze the contributions of PIBID to the training process of Geography teachers formed in the UFCG / CFP; to investigate the epistemological and pedagogical assumptions of neophyte teachers of Geography; to reflect on the correspondence between the experiences acquired as scholarship students of teaching initiation in the PIBID and the practice as teacher of basic education. This qualitative research was carried out from a case study. At first, we carried out a bibliographical and documental review. Subsequently, we developed and applied a semi-structured questionnaire with subjective questions, and together with this action, we also performed the application of a semi-structured interview, with the intention of collecting data from the egress professors who graduated from the Geography Degree course and who participated in the PIBID in the Geography Subproject, aiming to verify if their practices developed during their participation in the Program really are the ones that they execute in the classroom. After completing these steps, we were able to verify that the egress educators who were formerly part of the referred Program really put into practice the methodologies and knowledge they learned during their participation in the Geography Subproject, proving how important PIBID was for their training.
Keywords: Práticas Pedagógicas
PIBID
Formação docente
Professores egressos
Pedagogical practices
Teacher training
Graduated teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5362
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ORALDO RYK LOURENÇO LEITE. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdfOraldo Ryk Lourenço Leite. TCC. Licenciatura em Geografia. 2018.707.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.