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Title: Diagnóstico de áreas verdes em escolas do semiárido paraibano: a educação ambiental como estratégia de sensibilização.
Other Titles: Diagnosis of green areas in schools in the semiarid state of Paraiba: environmental education as an awareness strategy.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Jackeline Batista de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTE, Lívia Poliana Santana.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Pedro José Aleixo dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
Keywords: Educação ambiental;Áreas verdes;Espaço escolar;Environmental Education;Green Areas;School Space
Issue Date: 24-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Jackeline Batista de. Diagnóstico de áreas verdes em escolas do semiárido paraibano: a educação ambiental como estratégia de sensibilização. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: As áreas verdes possibilitam a transformação socioambiental quando inseridas no espaço escolar. Assim, este trabalho buscou diagnosticar a existência de áreas verdes em escolas estaduais de uma cidade do sertão paraibano e creditar seu valor no desenvolvimento de atividades na promoção da Educação, utilizando a Educação Ambiental como instrumento sensibilizador. A pesquisa fundamentou-se na apreciação de documentos oficiais, observação direta, aplicação de checklist, levantamento arbóreo e mapeamento por geoprocessamento. Os resultados se apresentam numa análise crítica da atuação do Plano Diretor e Código de Meio Ambiente Municipal diante as áreas verdes, diagnóstico de distribuição desses espaços nas escolas públicas estaduais, bem como apresenta suas contribuições e fragilidades no aperfeiçoamento da prática pedagógica perante o PPP. De acordo com os dados obtidos, concluiu-se a real necessidade de atividades voltadas a educação ambiental e que essas podem se dar através da utilização das áreas verdes mediante o planejamento escolar.
Abstract: The green areas possible the socio-environmental transformation when inserted in the school space. This work sought to diagnose the existence of green areas in state schools of a city of Paraíba and to credit its value in the development of Education, using Environmental Education as a sensitizing instrument. The research was based on the appreciation of official documents, direct observation, application of checklist, tree survey and mapping by geoprocessing. The results are presented in a critical analysis of the performance of the Master Plan and Municipal Environmental Code in relation to the green areas, diagnosis of the distribution of these spaces in the state public schools, as well as its contributions and weaknesses in the improvement of the pedagogical practice before the PPP. It was concluded the need for activities environmental education and that these can be done with the use of green areas through school planning.
Keywords: Educação ambiental
Áreas verdes
Espaço escolar
Environmental Education
Green Areas
School Space
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Biológicas.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5366
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