Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5366
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5427207799932545pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, Lívia Poliana Santana.
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, L. P. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352774674727795pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Pedro José Aleixo dos.
dc.contributor.referee2ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.description.resumoAs áreas verdes possibilitam a transformação socioambiental quando inseridas no espaço escolar. Assim, este trabalho buscou diagnosticar a existência de áreas verdes em escolas estaduais de uma cidade do sertão paraibano e creditar seu valor no desenvolvimento de atividades na promoção da Educação, utilizando a Educação Ambiental como instrumento sensibilizador. A pesquisa fundamentou-se na apreciação de documentos oficiais, observação direta, aplicação de checklist, levantamento arbóreo e mapeamento por geoprocessamento. Os resultados se apresentam numa análise crítica da atuação do Plano Diretor e Código de Meio Ambiente Municipal diante as áreas verdes, diagnóstico de distribuição desses espaços nas escolas públicas estaduais, bem como apresenta suas contribuições e fragilidades no aperfeiçoamento da prática pedagógica perante o PPP. De acordo com os dados obtidos, concluiu-se a real necessidade de atividades voltadas a educação ambiental e que essas podem se dar através da utilização das áreas verdes mediante o planejamento escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicas.pt_BR
dc.titleDiagnóstico de áreas verdes em escolas do semiárido paraibano: a educação ambiental como estratégia de sensibilização.pt_BR
dc.date.issued2018-07-24
dc.description.abstractThe green areas possible the socio-environmental transformation when inserted in the school space. This work sought to diagnose the existence of green areas in state schools of a city of Paraíba and to credit its value in the development of Education, using Environmental Education as a sensitizing instrument. The research was based on the appreciation of official documents, direct observation, application of checklist, tree survey and mapping by geoprocessing. The results are presented in a critical analysis of the performance of the Master Plan and Municipal Environmental Code in relation to the green areas, diagnosis of the distribution of these spaces in the state public schools, as well as its contributions and weaknesses in the improvement of the pedagogical practice before the PPP. It was concluded the need for activities environmental education and that these can be done with the use of green areas through school planning.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5366
dc.date.accessioned2019-08-02T16:31:44Z
dc.date.available2019-08-02
dc.date.available2019-08-02T16:31:44Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectÁreas verdespt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectGreen Areaspt_BR
dc.subjectSchool Spacept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Jackeline Batista de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiagnosis of green areas in schools in the semiarid state of Paraiba: environmental education as an awareness strategy.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Jackeline Batista de. Diagnóstico de áreas verdes em escolas do semiárido paraibano: a educação ambiental como estratégia de sensibilização. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JACKELINE BATISTA DE LIMA. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2018. pdfJackeline Batista de Lima. TCC. Licenciatura em Ciências Biológicas. 2018.3.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.