Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/538
Title: Redesigning question & answer sites to promote culturally diverse adoption: what are participants’ needs to exchange in stack exchange?
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Nigini Abilio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANDRADE, Nazareno Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GUERRERO, Dalton Dario Serey.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARINHO, Leandro Balby.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SALGADO, Luciana Cardoso de Castro.
???metadata.dc.contributor.referee4???: PEREIRA, Roberto.
Keywords: Design de Colaboração Online;Sites de Pergunta e Resposta;Estudo Cross-Cultural;Question and Answer (Q&A)
Issue Date: 4-May-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, N. A. Redesigning question & answer sites to promote culturally diverse adoption: what are participants’ needs to exchange in stack exchange?. 2017. 81 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Os sites de Perguntas e Respostas (Q&A) têm o objetivo de solucionar os problemas de seus participantes fornecendo ferramentas para que eles criem colaborativamente respostas para perguntas feitas, construindo assim um repositório de conhecimento pesquisável. Mais do que um repositório de informações, esses ambientes são comunidades de pessoas que interagem em torno do conhecimento criado. No entanto, como os colaboradores estão espalhados por todo o mundo, estes tendem a não compartilhar o mesmo contexto socioeconômico e cultural. Essas diferenças podem criar barreiras ou oportunidades de colaboração, e a falta de observação dessas diferenças pode resultar em comunidades menos diversificadas e produtivas. Esta pesquisa baseia-se na premissa de que ambientes online abertamente disponíveis podem ser projetados para apoiar igualmente o engajamento de comunidades culturalmente diversas e visa melhorar o conhecimento sobre como fazê-lo no caso de sites de Q&A. Embora o sucesso dos ambientes de perguntas e respostas online dependa da participação dos usuários, a literatura mostra que o número de contribuições varia entre os países, além de estarem associados a valores culturais regionais. Nós seguimos estes resultados para examinar: (1) se tais diferenças se mantêm em dois sites populares não explorados previamente; (2) Se as diferenças na participação dos grupos nacionais também ocorrem porque alguns países têm uma porcentagem maior de usuários que estão dispostos a contribuir; e (3) Quais valores e perspectivas culturais sobre a colaboração podem orientar a concepção de sites de Q&A e outros ambientes interculturais de produção de conhecimento colaborativo mais inclusivos. Para responder às nossas perguntas de pesquisa usamos uma abordagem de métodos mistos, começando por desenvolver uma exploração quantitativa da participação dos grupos nacionais e das explicações significativas para possíveis diferenças. Em seguida, mostramos como essas diferenças podem ser compreendidas através de um estudo qualitativo: uma comparação baseada nos valores humanos segundo a perspectiva dos projetistas do site e das preferências dos participantes de três países. Nossa análise quantitativa confirmou resultados anteriores sobre a relação entre cultura nacional – mais especificamente o construto “Individualismo versus Coletivismo” – e diferenças em participação online.
Keywords: Design de Colaboração Online
Sites de Pergunta e Resposta
Estudo Cross-Cultural
Question and Answer (Q&A)
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências
Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/538
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NIGINI ABILIO OLIVEIRA – TESE (PPGCC) 2017.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.