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Title: Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.
Other Titles: Cultural elements of customer orientation in a Campina Grande industry.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Daniela Leão.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI, Elmano Pontes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ENES, Claudia Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Adail Marcos Lima da.
Keywords: Cultura organizacional;Orientação para o cliente;Desempenho;Organizational culture;For guidance client;Performance
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Daniela Leão. Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande. 2009. 76 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5380
???metadata.dc.description.resumo???: Tendo em vista que o contexto atual dos negócios é um ambiente altamente competitivo, global e mutável, em que é exigido proatividade, reação rápida e inovadora das empresas para garantir a sobrevivência no mercado, percebeu-se que a cultura organizacional aliada a orientação para o cliente se tornaria condição indispensável para gerar vantagem competitiva empresarial. Sendo assim o estudo tem como objetivo analisar até que ponto os elementos, o desempenho e a orientação para o cliente estão presentes na cultura organizacional de uma empresa industrial. Para tanto foi realizado uma pesquisa exploratória e descritiva em uma indústria de móveis e colchões de Campina Grande, baseada em levantamentos bibliográficos e de dados, onde a população pesquisada foi composta de seis cargos executivos do alto escalão da empresa. As principais conclusões encontradas mostram que o desempenho da empresa pouco tem haver com a cultura organizacional da mesma, que possui poucos elementos de orientação para o cliente e está voltada para processos internos, gerando uma vulnerabilidade da empresa em relação ao mercado.
Abstract: As the context of the current business environment is highly competitive, global and changeable, where proactivity is required, rapid response and innovative businesses to ensure survival in the market, realized that the organizational culture combined with the orientation client become indispensable condition for creating competitive business advantage. Thus the study aims to analyze the extent to which the elements, performance and customer orientation are present in the organizational culture of a manufacturing enterprise. For this was a descriptive and exploratory research in an industry of furniture and mattresses of Campina Grande, based on surveys and bibliographic data, where the population studied was composed of six high-level executive positions in the company. The main findings show that found the company's performance has little to do with the same organizational culture, which has few elements of the customer orientation and is focused on internal processes, creating a vulnerability of the company in the market.
Keywords: Cultura organizacional
Orientação para o cliente
Desempenho
Organizational culture
For guidance client
Performance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5380
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