Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5380
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROS, D. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1402980979598863pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Elmano Pontes.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3217476088555920pt_BR
dc.contributor.referee1ENES, Claudia Gomes.-
dc.contributor.referee1IDENES, C. G.pt_BR
dc.contributor.referee2SILVA, Adail Marcos Lima da.-
dc.contributor.referee2IDSILVA, A. M. L.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2279984424355361pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que o contexto atual dos negócios é um ambiente altamente competitivo, global e mutável, em que é exigido proatividade, reação rápida e inovadora das empresas para garantir a sobrevivência no mercado, percebeu-se que a cultura organizacional aliada a orientação para o cliente se tornaria condição indispensável para gerar vantagem competitiva empresarial. Sendo assim o estudo tem como objetivo analisar até que ponto os elementos, o desempenho e a orientação para o cliente estão presentes na cultura organizacional de uma empresa industrial. Para tanto foi realizado uma pesquisa exploratória e descritiva em uma indústria de móveis e colchões de Campina Grande, baseada em levantamentos bibliográficos e de dados, onde a população pesquisada foi composta de seis cargos executivos do alto escalão da empresa. As principais conclusões encontradas mostram que o desempenho da empresa pouco tem haver com a cultura organizacional da mesma, que possui poucos elementos de orientação para o cliente e está voltada para processos internos, gerando uma vulnerabilidade da empresa em relação ao mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleElementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.description.abstractAs the context of the current business environment is highly competitive, global and changeable, where proactivity is required, rapid response and innovative businesses to ensure survival in the market, realized that the organizational culture combined with the orientation client become indispensable condition for creating competitive business advantage. Thus the study aims to analyze the extent to which the elements, performance and customer orientation are present in the organizational culture of a manufacturing enterprise. For this was a descriptive and exploratory research in an industry of furniture and mattresses of Campina Grande, based on surveys and bibliographic data, where the population studied was composed of six high-level executive positions in the company. The main findings show that found the company's performance has little to do with the same organizational culture, which has few elements of the customer orientation and is focused on internal processes, creating a vulnerability of the company in the market.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5380-
dc.date.accessioned2019-08-02T22:08:03Z-
dc.date.available2009-
dc.date.available2019-08-02T22:08:03Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectOrientação para o clientept_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectOrganizational culturept_BR
dc.subjectFor guidance clientpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Daniela Leão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCultural elements of customer orientation in a Campina Grande industry.-
dc.identifier.citationBARROS, Daniela Leão. Elementos culturais de orientação para o cliente em uma indústria de Campina Grande. 2009. 76 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5380pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELA LEÃO BARROS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2009.pdf530.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.