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Title: Responsabilidade social empresarial: a percepção dos clientes internos da Gráfica e Editora Evolução.
Other Titles: Corporate social responsibility: the perception of the internal clients of Gráfica e Editora Evolution.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Dayse Karolline Monteiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VASCONCELOS, Patrício Henrique de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Maria Aldano de França.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Paoline Levy Pereira.
Keywords: Responsabilidade social empresarial;Clientes internos;Produtividade;Corporate social responsibility;Internal customers;Productivity
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Dayse Karolline Monteiro. Responsabilidade social empresarial: a percepção dos clientes internos da Gráfica e Editora Evolução. 2009. 80 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5382
???metadata.dc.description.resumo???: A administração empresarial hoje não visa unicamente o lucro, observa-se a cada dia que a efetividade dos resultados só é alcançada quando há interesse, partido da gerência em todo sistema envolvido. A opinião dos stakeholders é decisiva para o fortalecimento da marca organizacional. Operar com o intuito de obter retorno exclusivo aos acionistas é uma pretensão otimista a curto prazo. Funcionários insatisfeitos, sem treinamento, ambiente de trabalho inadequado, má remuneração geram improdutividade. A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) surge como meio de melhorar não só o ambiente interno da empresa, mas o meio ambiente e a comunidade em geral. A responsabilidade econômica, legal, ética e discricionária, são tipos de responsabilidade propostas por Archie Carroll. Com base nos aspectos de responsabilidade social bordados na pirâmide proposta por ele, os clientes internos da gráfica e editora evolução foram questionados a dar sua percepção sobre a existência desses aspectos na empresa em que trabalham. A pesquisa foi caracterizada como exploratória e descritiva realizada através de questionário estruturado e com o objetivo de identificar o perfil sócio-demográfico dos clientes internos, investigar a existência de políticas do tema desenvolvidas pela empresa e posteriormente discernir qual o melhor aspecto a ser aplicado nas áreas da organização. Fundamentada em estudo teórico, conclui-se que a implantação de políticas de RSE para toda empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande, é indispensável para que se mantenha competitiva, a longo prazo, no mercado atual. O grau de importância dado à prática da Responsabilidade Social, e o retorno propiciado por ela só serão percebidos e reconhecidos pelo público interno e externo quando forem devidamente divulgados. Aliar políticas de responsabilidade social com a divulgação delas é imprescindível, o aumento da produtividade seguido do lucro vem como conseqüência.
Abstract: Business Administration today not only aims to profit, there is every day that the effectiveness of the results is only achieved when there is interest, on the whole system involved in management. The opinion of stakeholders is crucial for strengthening the organizational brand. Operate in order to obtain exclusive return to shareholders is an optimistic move in the short term. Dissatisfied employees, without training, inadequate work environment, poor poorness pay rise. The corporate social responsibility (CSR) appears as a means of improving not only the internal environment of the company, but the environment and the community in general. The responsibility for economic, legal, ethical and discretionary, are types of liability proposed by Archie Carroll. Based on the aspects of social responsibility in embroidery pyramid proposed by him, the internal customers of the printing and publishing have been asked to change their perception about the existence of aspects in the company where they work. The research was characterized as exploratory and descriptive held through structured questionnaire and to identify the socio-demographic profile of internal customers, to investigate the existence of policies developed by the topic and then discern the best thing to be applied in areas the organization. Grounded in theoretical study, it is concluded that the implementation of CSR policies throughout the company, whether micro, small, medium or large, is essential to remain competitive in the long term, the market today. The degree of importance given to the practice of social responsibility, and return provided by it will be perceived and recognized only by internal and external audiences when they are properly disclosed. Combine policies of social responsibility to the disclosure of which is essential, increased productivity followed the profit comes as a result.
Keywords: Responsabilidade social empresarial
Clientes internos
Produtividade
Corporate social responsibility
Internal customers
Productivity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5382
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