Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5393
Title: Análise das ações de responsabilidade social da Panificadora Campinense: um estudo de caso.
Other Titles: Analysis of the social responsibility actions of Panificadora Campinense: a case study.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Thelma Flaviana Rodrigues dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VASCONCELOS, Patrício Henrique de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: WANDERLEY, Juliana Maria Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREITAS, Lúcia Santana de.
Keywords: Responsabilidade social empresarial;Ética empresarial;Corporate social responsibility;Ethics business
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Thelma Flaviana Rodrigues dos. Análise das ações de responsabilidade social da Panificadora Campinense: um estudo de caso. 2008. 94 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5393
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida na Panificadora Campinense, localizada na cidade Campina Grande – PB e teve como objetivo geral analisar as Ações de Responsabilidade Social da mesma, segundo a percepção de seus clientes internos e externos. Para alcançar o objetivo buscamos pesquisar junto à literatura pertinente a importância das ações de Responsabilidade Social praticadas pela empresa, identificar as Ações de Responsabilidade Social desenvolvidas pela Panificadora Campinense e seus objetivos, investigar se os objetivos dos programas desenvolvidos pela empresa são atingidos, verificar se os clientes internos e clientes externos percebem a existência dos benefícios das Ações de Responsabilidade Social praticadas pela empresa em estudo. Para a concretização do presente estudo adaptou-se os Indicadores de Responsabilidade Social propostos pelo Instituto Ethos à realidade do micro empresa na construção dos três questionários distintos aplicados ao gestor, aos clientes internos, e aos clientes externos da empresa estudada. Quanto à metodologia optou-se por uma pesquisa de caráter exploratória, descritiva, bibliográfica e estudo de caso. Através dos dados obtidos, constataram-se os benefícios trazidos pelos programas desenvolvidos pela Panificadora Campinense para seu público e para a própria empresa, observando-se que os objetivos propostos pelos programas são alcançados quase que plenamente, e que todos os clientes internos e a maior parte dos clientes externos reconhecem a responsabilidade social e ambiental da empresa. O que leva à conclusão de que a RSE é um diferencial competitivo extremamente atrativo para as empresas, além de trazerem benefícios mútuos às empresas e seus stakeholders.
Abstract: This work is the result of a survey developed in Panificadora Campinense, located in the city Campina Grande - PB and aimed to analyse the general Shares of Social Responsibility of it, according to the perception of its internal and external customers. To achieve the goal sought search near the literature relevant to the importance of actions for Social Responsibility conducted by the company, identify the actions of Social Responsibility developed by Panificadora Campinense and their goals, investigate whether the objectives of the programs developed by the company are achieved, check whether the customers internal and external customers realize the benefits of the existence of Social Responsibility Stocks practiced by the company under study. The achievement of this study adapted to the indicators of Social Responsibility proposed by the Ethos Institute to the reality of micro enterprise in the construction of three separate questionnaires applied to the manager, customers internal, and external clients of the firm studied. As the methodology chosen by a search of character exploratory, descriptive, literature and case study. Through the data, found itself the benefits brought by programs developed by Panificadora Campinense to your audience and the company itself, noting that the goals proposed by the programmers are almost fully achieved, and that all domestic customers and most external customers recognize the social and environmental responsibility of the company. What leads to the conclusion that CSR is a competitive differential extremely attractive for businesses, and bring mutual benefits to companies and their stakeholders.
Keywords: Responsabilidade social empresarial
Ética empresarial
Corporate social responsibility
Ethics business
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5393
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THELMA FLAVIANA RODRIGUES DOS SANTOS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2008.pdfThelma Flaviana Rodrigues dos Santos - Relatório de Estágio Administração CH 20083.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.