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Title: A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande.
Other Titles: The perception of competition: a study in the auto parts retail sector of Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Germano Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FREITAS, Lúcia Santana de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Darcon.
Keywords: Estratégia competitiva;Concorrência;Ambiente competitivo;Setor de autopeças;Competitive strategy;Competition;Competitive environment;Sector of automotive parts
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Germano Pereira. A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande. 2008. 66 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve o objetivo geral de conhecer a estrutura competitiva do setor varejista de autopeças de Campina grande na percepção dos gestores. E, para atingir esse objetivo, foram cumpridos três objetivos específicos: primeiro, identificar as estratégias competitivas utilizadas pelas empresas; segundo, conhecer as forças competitivas que atuam no setor; e terceiro, identificar quais forças competitivas predominam no setor. Quanto à metodologia, a pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, o universo foi o comercio varejista de autopeças de Campina Grande, que trabalha com a linha leve automotiva. Das 15 empresas que participaram da pesquisa, obtivemos resposta de 13 empresas, que foi a nossa amostra. Os dados foram obtidos junto aos gestores, através de um questionário. Quanto aos resultados da percepção dos gestores a cerca das forças competitivas do setor, pode-se constatar que as predominantes são; as rivalidades entre os competidores, o poder de barganha dos clientes e a ameaça dos produtos substitutos.
Abstract: This research essentially aimed to speculate about the competitive structure of the retailer sector related to automotive parts in Campina Grande in the manager’s perception. To achieve this main objective, three specific objectives were necessary to follow: first, to identify the competitive strategies used by the companies; second, to know the competitive forces involved in the sector; and third, to recognize the predominant forces in the sector. In relation to the methodology, we classify it as explanatory and descriptive, whose sample was the retailer commerce of automotive parts for light vehicles in Campina Grande. Among 15 companies concerned in the research, we received responses from 13 of them. Through a questionnaire, we asked the managers about their perception of the competitive forces acting in the sector, and we concluded that the most important ones are: the rivalry between the companies, the clients’ power in trade and the menace of the replaceable products.
Keywords: Estratégia competitiva
Concorrência
Ambiente competitivo
Setor de autopeças
Competitive strategy
Competition
Competitive environment
Sector of automotive parts
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398
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