Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, G. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, Lúcia Santana de.-
dc.contributor.advisor1IDFREITAS, L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689902016970348pt_BR
dc.contributor.referee1CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.-
dc.contributor.referee1IDCÂNDIDO, G. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2771934125977891pt_BR
dc.contributor.referee2SOUSA, Darcon.-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5848730942873666pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve o objetivo geral de conhecer a estrutura competitiva do setor varejista de autopeças de Campina grande na percepção dos gestores. E, para atingir esse objetivo, foram cumpridos três objetivos específicos: primeiro, identificar as estratégias competitivas utilizadas pelas empresas; segundo, conhecer as forças competitivas que atuam no setor; e terceiro, identificar quais forças competitivas predominam no setor. Quanto à metodologia, a pesquisa se classifica como exploratória e descritiva, o universo foi o comercio varejista de autopeças de Campina Grande, que trabalha com a linha leve automotiva. Das 15 empresas que participaram da pesquisa, obtivemos resposta de 13 empresas, que foi a nossa amostra. Os dados foram obtidos junto aos gestores, através de um questionário. Quanto aos resultados da percepção dos gestores a cerca das forças competitivas do setor, pode-se constatar que as predominantes são; as rivalidades entre os competidores, o poder de barganha dos clientes e a ameaça dos produtos substitutos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleA percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.description.abstractThis research essentially aimed to speculate about the competitive structure of the retailer sector related to automotive parts in Campina Grande in the manager’s perception. To achieve this main objective, three specific objectives were necessary to follow: first, to identify the competitive strategies used by the companies; second, to know the competitive forces involved in the sector; and third, to recognize the predominant forces in the sector. In relation to the methodology, we classify it as explanatory and descriptive, whose sample was the retailer commerce of automotive parts for light vehicles in Campina Grande. Among 15 companies concerned in the research, we received responses from 13 of them. Through a questionnaire, we asked the managers about their perception of the competitive forces acting in the sector, and we concluded that the most important ones are: the rivalry between the companies, the clients’ power in trade and the menace of the replaceable products.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398-
dc.date.accessioned2019-08-03T03:12:46Z-
dc.date.available2008-
dc.date.available2019-08-03T03:12:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectAmbiente competitivopt_BR
dc.subjectSetor de autopeçaspt_BR
dc.subjectCompetitive strategypt_BR
dc.subjectCompetitionpt_BR
dc.subjectCompetitive environmentpt_BR
dc.subjectSector of automotive partspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Germano Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe perception of competition: a study in the auto parts retail sector of Campina Grande.-
dc.identifier.citationARAÚJO, Germano Pereira. A percepção da competição: um estudo no setor varejista de auto peças de Campina Grande. 2008. 66 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5398pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERMANO PEREIRA ARAÚJO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2008.pdfGermano Pereira Araújo - Relatório de Estágio Administração CH 2008387.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.