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Title: Empreendimento sócio-educacional: inclusão através do curso pioneiro de língua brasileira de sinais (LIBRAS) para a comunidade ouvinte de Campina Grande - PB.
Other Titles: Socio-educational enterprise: inclusion through the pioneering course of Brazilian Sign Language (Pounds) for the listening community of Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: FEITOSA, Nádia Simone de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Maria Aldano de França.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Sídia Fonseca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEAL, Francisco Nery.
Keywords: Empreendedor;Responsabilidade social;Surdos;Curso de LIBRAS;Entrepreneur;Social responsibility;Deaf;Course LIBRAS
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FEITOSA, Nádia Simone de Lima. Empreendimento sócio-educacional: inclusão através do curso pioneiro de língua brasileira de sinais (LIBRAS) para a comunidade ouvinte de Campina Grande - PB. 2009. 110 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5403
???metadata.dc.description.resumo???: A sobrevivência e lucratividade das Organizações sempre viveram em constantes ameaças devido à grande concorrência existente no mercado, mas, atualmente uma questão que vem despertando uma maior atenção e consideração por parte delas é o fato de que, as empresas e instituições que não se sensibilizarem para as novas questões sociais, encontrarão um ambiente de difícil aceitação por parte da sociedade. O atual cenário econômico vem exigindo cada vez mais, que o Empreendedor crie novas e diferenciadas estratégias competitivas que ofertem produtos e serviços politicamente corretos, e responsavelmente sociais proporcionando novas formas de inclusão e conscientização. Dentro deste grupo inclusivo, destacamos os surdos, que procuram direitos de igualdades, principalmente no mercado de trabalho, se organizando em movimentos e associações que lutem por seus direitos, não apenas como pessoas com necessidades especiais e sim como clientes, empregados, empresários, empreendedores, ou seja, em qualquer posição e/ou cargo que uma pessoa tida como normal (ouvinte) ocupa na sociedade. Diante destas considerações iniciais, este estudo teve como objetivo geral analisar e formular um novo projeto de curso de LIBRAS para a sociedade, com o anseio de difundir esta língua, através do ensino de cursos para Instituições e a sociedade em geral, ampliando assim, a rede de conhecimento sobre a surdez. Em termos de procedimentos metodológicos, inicialmente utilizamos uma pesquisa de forma qualitativa se configurando na modalidade de Pesquisa Participativa realizado na cidade de Campina Grande, Paraíba, na Associação de Surdos de Campina Grande (ASCG). A obtenção dos dados foi realizada em dois momentos, inicialmente, mantivemos contato com o grupo de instrutores da ASCG, através de encontros e em seguida ocorreu à obtenção dos dados feita através de uma entrevista semi-estruturada, onde se procurou conhecer, através do depoimento da instrutora da Associação, a idealizadora do curso, como ela enxergava a criação do curso para a comunidade ouvinte de Campina Grande e adjacências na disseminação da Língua de Sinais. A obtenção dos resultados permitiu apontar que as práticas e ações desvelam a trajetória do curso e dos participantes, desenvolvendo, a partir dessa experiência, um projeto mais aprofundando na ampliação destinada principalmente ás instituições públicas e privadas que assumam o compromisso de acessibilidade a Língua de Sinais conforme reza a legislação brasileira. Portanto, acreditamos que a nova proposta de projeto foi adequadamente atrativa para a divulgação do referido curso, pois apresentou metas de expansão e de negociação, objetivando que diferentes parcerias fossem formadas, com o intuito de melhor promover ao público várias situações e ambientes da sociedade que necessitassem e utilizassem a LIBRAS, criando um ambiente mais interativo e prazeroso para todos.
Abstract: The survival and profitability of organizations always lived in constant threat due to high competition in the market, but now an issue that is attracting greater attention and consideration by them is the fact that companies and institutions that do not raise awareness for the new social issues, will find a difficult environment of acceptance by society. The current economic environment is increasingly demanding that the Entrepreneur creates new and differentiated strategies that offer competitive products and services politically correct, and responsibly providing new forms of social inclusion and awareness. Within this inclusive group, highlight the deaf, seeking equal rights, especially in the labor market is organized in associations and movements that fight for their rights, not only as people with special needs, but as customers, employees, entrepreneurs, entrepreneurs , or in any position and / or position that a person considered as normal (listener) plays in society. Considering these initial considerations, this study aimed to analyze and formulate general design of a new course of LIBRAS to society with the desire to spread this language, by teaching courses for institutions and society in general, thereby enlarging the network of knowledge about deafness. In terms of methodological procedures, initially used a form of qualitative research is in configuring mode Participatory Research conducted in the city of Campina Grande, Paraíba, the Association of the Deaf of Campina Grande (ASCG). Data collection was performed in two stages, initially had contact with the group of instructors of ASCG, through meetings and then was made to obtain data through a semi-structured interview, which sought to know through the testimony the instructor of the Association, the creator of course, as she saw the creation of the course for the community hearing of Campina Grande and vicinity in the spread of sign language. The achievement of the results allowed to point that the practices and actions reveal the trajectory of the course and participants, developed from that experience, more depth in a project aimed mainly at expanding public and private institutions take the commitment to access the Language of Signs nature as the Brazilian legislation. Therefore, we believe that the proposed new design was suitably attractive to the dissemination of the course, presented as targets for expansion and negotiation, to which various partnerships were formed in order to better promote the public various situations and environments that the company needed and used to LIBRAS, creating a more interactive and pleasurable for all.
Keywords: Empreendedor
Responsabilidade social
Surdos
Curso de LIBRAS
Entrepreneur
Social responsibility
Deaf
Course LIBRAS
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5403
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