Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5404
Title: Comunicação e tomada de decisão nas pequenas e médias empresas: um estudo de caso.
Other Titles: Communication and decision making in small and medium enterprises: a case study.
???metadata.dc.creator???: RAMOS, Patrícia Monteiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MORAIS, Mayvonne Coelho de.
Keywords: Comunicação;Informação;Administração;Communication;Information;Administration
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAMOS, Patrícia Monteiro. Comunicação e tomada de decisão nas pequenas e médias empresas: um estudo de caso. 2009. 89 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5404
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho aborda a questão da comunicação dentro de organizações e empresas, bem como a relação derivada deste processo na hierarquia organizacional avaliando a micro- empresa Zezinho Eletrônica e Armarinho, situada no município de Queimadas, no estado da Paraíba, buscando demonstrar como a comunicação e a informação auxiliam no processo de interação entre os funcionários e os patrões, evidenciando a qualidade que este processo interativo possui assim como os defeitos que o mesmo possui, bem como mostrar os agentes efetivos desse processo, os decisórios, e como os mesmos filtram as informações para tomar decisões. Os dados desse estudo de caso foram coletados através da aplicação de questionários com os funcionários da referida empresa e tratados de forma qualitativa, sendo, portanto, exploratória e descritiva. As análises indicam que é necessária a implantação de estratégias de comunicação tanto externa com internamente na empresa objeto de estudo, a fim de facilitar a tomada de decisão e ter acesso às oportunidades de negócios que atenda as necessidades da empresa.
Abstract: The present work approaches the subject of the communication inside of organizations and companies, as well as the derived relationship of this process in the hierarchy organizational evaluating the personal computer-company Zezinho Eletrônica and Armarinho, placed in the Queimadas municipal district, in the state of Paraíba, looking for to demonstrate as the communication and the information aids in the interaction process between the employees and the bosses, evidencing the quality that this interactive process possesses as well as the defects that the same possesses, as well as to show the effective agents of that process, the decisors, and as the same ones they filter the information to take decisions. The data of that case study were collected through the application of questionnaires with the employees of the referred company and agreements in a qualitative way, being, therefore, exploratory and descriptive. The analyses indicate that is so much necessary the implantation of communication strategies external with internamente in the company study object, in order to facilitate the taking of decision and to have access to the opportunities of business that he/she assists the needs of the company.
Keywords: Comunicação
Informação
Administração
Communication
Information
Administration
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5404
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA MONTEIRO RAMOS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2009.pdfPatrícia Monteiro Ramos - Relatório de Estágio Administração CH 2009429.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.