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Title: Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural.
Other Titles: Strategic environmental positioning: the case of Coopnatural.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Rafael Gomes da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FREITAS, Lúcia Santana de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Darcon.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEAL, Francisco Nery.
Keywords: Gestão ambiental;Gestão estratégica;Posicionamento ambiental estratégico;Environmental management;Strategic management;Environmental strategic positioning
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Rafael Gomes da. Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural. 2009. 61 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Dispnível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5407
???metadata.dc.description.resumo???: A consciência sócio-ambiental tem gerado oportunidades mercadológicas significativas para a criação de novos negócios. Devido a isto empresas têm adotado aspectos ambientais e sociais no planejamento estratégico, mas as mesmas têm encontrado dificuldades em identificar uma estratégia que satisfaça as suas necessidades de acordo com suas contingências, demonstrando-se pessimistas em relação aos investimentos ambientais. O trabalho propõe a análise do posicionamento ambiental estratégico adotado pelas empresas do setor de confecções de Campina Grande, a partir de um estudo realizado na CoopNatural. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, utilizando-se de uma entrevista semi-estruturada como principal meio de levantamento de dados. Os resultados obtidos evidenciaram que a empresa que compõem tal setor, foi capaz de incorporar uma imagem de responsabilidade ecológica e social, que liga as práticas organizacionais ao produto final, e que investimentos ambientais podem gerar retornos econômicos, bem como, se tornarem importantes fontes de vantagem competitiva.
Abstract: The socio-environmental awareness has created significant marketing opportunities for the creation of new business. Because of this business has adopted the environmental and social strategic planning, but they have found difficulties in identifying a strategy that meets their needs according to its contingency, demonstrating itself pessimistic in relation to environmental investments. The paper proposes the analysis of environmental positioning strategies adopted by companies in the sector of clothing from Campina Grande, from a study in CoopNatural. As the methodology was carried out a search of character exploratory, descriptive and qualitative, using a semi- structured interview as the primary means of survey data. The results showed that the companies that make up this sector, was able to incorporate an image of social and ecological responsibility, which links the organizational practices to the final product, and environmental investments that can generate economic returns, and become important sources of competitive advantage.
Keywords: Gestão ambiental
Gestão estratégica
Posicionamento ambiental estratégico
Environmental management
Strategic management
Environmental strategic positioning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5407
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