Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5443
Title: Diagnóstico do sistema de distribuição da empresa Itapessoca Agro-Industrial S/A – Campina Grande/PB.
Other Titles: Diagnosis of the distribution system of Itapessoca Agro-Industrial S/A - Campina Grande/PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Charles F. A. dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Adriana Salete Dantas de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GONÇALVES, Helen Silva
Keywords: Sistema de distribuição;gerenciamento de sistema;System management;Distribution system
Issue Date: 2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Charles F. A. dos. Diagnóstico do sistema de distribuição da empresa Itapessoca Agro-Industrial S/A – Campina Grande/PB. 2004. 102 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5443
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de globalização da economia força as empresas a incluírem em suas estratégias métodos de trabalho, que agreguem um valor superior na visão de seus clientes, diferenciando-as da concorrência, através de esforços de integração e colaboração das partes envolvidas, visando manterem-se competitivas no mercado. As mudanças tecnológicas, as quebras de fronteiras comerciais, as exigências dos consumidores, dentre outros, tornaram-se fatores fundamentais para a elaboração de estratégias que melhor se adaptem às mudanças constantes nos mercados. No caso do mercado de cimentos, é imprescindível um sistema eficiente de distribuição que otimize os prazos de entrega através de menor custo possível. Um serviço eficaz na visão do cliente não é obtido através apenas da eficiência nos processos internos de trabalho, mas também por meio de um sistema de distribuição eficiente, que permita a entrega dos produtos quando, onde e nas condições que os clientes desejam. Nessa dimensão competitiva, o sistema de distribuição envolve não só as atividades logísticas internas mas também outras atividades que gerem valor para o cliente, de forma integrada, saindo do enfoque apenas operacional para um gerenciamento estratégico. Tendo em vista a importância do sistema de distribuição no desenvolvimento econômico das empresas, em especial a empresa Itapessoca Agro-Industrial S/A – Campina Grande, esse estudo pretende identificar e descrever a integração das atividades de distribuição e de marketing realizadas pela empresa – alvo, para que esta possa avaliar o desempenho de suas atividades, e assim possa maximizar sua competitividade e conseqüentemente seu crescimento, pelo melhor gerenciamento dos recursos logísticos e de marketing. Abrangendo todas as atividades e baseando-se nos padrões de mercado, a pesquisa buscará formalizar o conceito segmentado de redes de distribuição. Será uma tentativa de mensurar a integração das atividades que auxiliam no desenvolvimento do sistema de distribuição, visando reduzir as não-conformidades e criar estratégias de distribuição como diferencial competitivo.
Abstract: The process of economic globalization forces companies to include in their strategies work methods that add superior value to your customers' vision, differentiate them from the competition through efforts of integration and collaboration of the involved in order to remain competitive in the market. Technological changes, the breakdown of trade boundaries, the demands of among others, have become fundamental factors for the elaboration of strategies that best adapt to constant changes in the markets. In case of In the cement market, an efficient distribution system that delivery times through lowest possible cost. Effective customer service is not only achieved through efficiency in internal work processes but also through a distribution system enabling products to be delivered when, where and under the conditions that customers wish. In this competitive dimension, the distribution system involves not only the activities internal logistics but also other activities that generate value for the customer, so as to from operational-only to strategic management. In view of the importance of the distribution system in the development of economic growth, especially Itapessoca Agro-Industrial S / A - Campina Large, this study aims to identify and describe the integration of the activities of distribution and marketing activities carried out by the target company so that it can assess the performance of their activities, so as to maximize their competitiveness and consequently its growth through better management of logistics resources and marketing. Covering all activities and based on industry standards, research seek to formalize the segmented concept of distribution networks. It will be an attempt to measure the integration of activities that assist in the development of the reduce nonconformities and create distribution strategies competitive differential.
Keywords: Sistema de distribuição
gerenciamento de sistema
System management
Distribution system
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5443
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CHARLES F. A. DOS SANTOS – TCC ADMINISTRAÇÃO 2004.pdfCharles F. A. dos Santos - Monografia administração CH 2004483.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.