Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5458
Title: Educação sustentável de agricultores participantes na modalidade de EJA, São Bentinho – PB.
Other Titles: Sustainable education of farmers participating in the EJA modality, São Bentinho - PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Raimundo Jackson Nogueira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERREIRA, Aline Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: COSTA, Rubênia de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARACAJÁ, Patrício Borges.
???metadata.dc.contributor.referee2???: JAPIASSÚ, André.
Keywords: Sustentabilidade;Sustainability;Educação de Jovens e Adultos - EJA;Youth and Adult Education - EJA;Agricultura familiar;family farming;Agricultura sustentável;sustainable agriculture
Issue Date: 24-Oct-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Raimundo Jackson Nogueira da. Educação sustentável de agricultores participantes na modalidade de EJA, São Bentinho – PB. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O avanço tecnológico, as intervenções na forma de consumo e produção, tem gerado grandes transformações no campo e na cidade. O modelo de desenvolvimento pautado pela revolução verde e industrial, tem feito pesquisadores, professores, estudantes e ambientalistas debater os impactos negativos causados ao meio ambiente. Paralelo a isso, temos o meio rural que durante anos foi visto como lugar de atraso, impulsionado inclusive pela própria educação, contribuindo ainda mais para o êxodo rural. Uma nova proposta de educação, voltada para a sustentabilidade tem permitido a mobilização consistente dos movimento sociais. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar a educação sustentável de estudantes da modalidade de educação de jovens e adultos do município de São Bentinho – PB. Nesse sentido foi realizada uma pesquisa bibliográfica, posteriormente aplicação de um questionário estruturado aos estudantes que possuem vínculo direto ou indireto com o campo. Foi identificado durante a pesquisa o perfil social e organizacional, perfil produtivo, perfil de práticas agrícolas e perfil de percepção ambiental. Conclui-se que o nível de sustentabilidade é intermediário, que os estudantes compreendem a importância do debate e a responsabilidade de todos no processo de sustentabilidade ambiental, bem como é necessário reformular currículo da EJA com aulas e práticas contextualizadas.
Abstract: The technological advance, the interventions in the form of consumption and production, have generated great transformations in the field and in the city. The development model guided by the green and industrial revolution has made researchers, teachers, students and environmentalists discuss the negative impacts caused to the environment. Parallel to this, we have the rural environment that for years was seen as a place of delay, driven even by education itself, contributing even more to the rural exodus. A new education proposal, focused on sustainability has allowed the consistent mobilization of social movements. With this, the objective of this work is to analyze the sustainable education of students of the modality of education of young people and adults of the municipality of São Bentinho - PB. In this sense, a bibliographical research was carried out, after which a structured questionnaire was applied to students who have a direct or indirect link with the field. It was identified during the research the social and organizational profile, productive profile, profile of agricultural practices and profile of environmental perception. It is concluded that the level of sustainability is intermediate, that students understand the importance of the debate and the responsibility of all in the process of environmental sustainability, as well as it is necessary to reformulate the EJA curriculum with contextualized classes and practices.
Keywords: Sustentabilidade
Sustainability
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Youth and Adult Education - EJA
Agricultura familiar
family farming
Agricultura sustentável
sustainable agriculture
???metadata.dc.subject.cnpq???: Agronomia.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5458
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais (Pombal).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIMUNDO JACKSON NOGUEIRA DA SILVA – DISSERTAÇÃO PPGSA PROFISSIONAL 2018.pdfRaimundo Jackson Nogueira da Silva - Dissertação PPGSA Profissional 2018.906.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.