Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5471
Title: Processo de ensino, aprendizagem e inclusão de crianças com deficiência.
Other Titles: Process of teaching, learning and inclusion of children with disabilities.
???metadata.dc.creator???: MONTEIRO, Leandra Emilis Moura.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
Keywords: Educação inclusiva;Inclusão;Alunos com deficiência;Professores;Ensino - aprendizagem;inclusive education;Inclusion;Students with disabilities;Teachers;Teaching - learning
Issue Date: 25-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MONTEIRO, Leandra Emilis Moura. Processo de ensino, aprendizagem e inclusão de crianças com deficiência. 2018. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa, realizada na cidade de Lavras da Mangabeira-CE teve como objetivo principal analisar o processo de ensino e aprendizagem de crianças com deficiência. Para tanto, elencamos outros quatro objetivos, sendo eles: discutir os aspectos teóricos e legais da inclusão de crianças com deficiência; refletir sobre o papel do professor frente ao processo de inclusão e investigar a prática pedagógica na educação de crianças com deficiência e seus principais desafios e possibilidades? Esta pesquisa culminou-se perante a subsequente problemática: quais são os principais desafios e possibilidades no processo de ensino, aprendizagem e inclusão de crianças com deficiência no sistema de ensino regular na cidade de Lavras da Mangabeira-CE. Para a realização da pesquisa utilizamos a abordagem qualitativa e uma entrevista semiestruturada com seis questões-temas, aplicadas para cinco professoras, do 1º ao 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 32 a 43 anos, em uma escola pública municipal da referente cidade. Posteriormente, realizamos a análise de dados, tendo como base a elaboração de categorias a partir da análise de conteúdo. Através dos resultados obtidos podemos compreender as dificuldades que são enfrentadas para o trabalho com estas crianças, bem como o que as docentes têm pensado e buscado enquanto prática pedagógica para que haja ensino e aprendizagem de qualidade. Através das falas das entrevistadas percebemos que as professoras realizam um trabalho que deve ser auxiliado por toda a comunidade escolar e, também, por profissionais das mais diversas áreas tais como: psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e outros mais, visto que percebemos que a ausência destes sobrecarrega as docentes em suas práticas. Outro desafio delineado diz respeito a falta de infraestrutura, uso inadequado dos poucos recursos que são oferecidos e formação continuada ineficaz do profissional da educação para o agir perante as especificidades e inclusão do educando com deficiência.
Abstract: The present research, carried out in the city of Lavras da Mangabeira-CE, had as main objective to analyze the teaching and learning process of children with disabilities. Therefore, we set out four other objectives, namely: to discuss the theoretical and legal aspects of the inclusion of children with disabilities; to reflect on the role of the teacher in the process of inclusion and to investigate the pedagogical practice in the education of children with disabilities and their main challenges and possibilities. This research culminated in the subsequent problematic: what are the main challenges and possibilities in the process of teaching, learning and inclusion of children with disabilities in the regular education system in the city of Lavras da Mangabeira-CE. In order to carry out the research, we used the qualitative approach and a semistructured interview with six questions-themes, applied to five teachers, from the 1st to 5th year of the initial years of elementary school, aged 32 to 43 years, in a municipal public school of the referent city. Subsequently, we performed the data analysis, based on the elaboration of categories from the content analysis. Through the obtained results we can understand the difficulties that are faced for the work with these children, as well as what the teachers have thought and searched as a pedagogical practice so that there is teaching and learning of quality. Through the statements of the interviewees we realize that the teachers perform a work that must be aided by the whole school community and also by professionals from different areas such as: psychologists, social workers, speech therapists and others, since we perceive that the absence of these overloads the teachers in their practices. Another challenge outlined is the lack of infrastructure, adequate use of the few resources that are offered and continuing education of the education professional to act on the specifics and inclusion of the student with disabilities.
Keywords: Educação inclusiva
Inclusão
Alunos com deficiência
Professores
Ensino - aprendizagem
inclusive education
Inclusion
Students with disabilities
Teachers
Teaching - learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5471
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEANDRA EMILIS MOURA MONTEIRO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfLeandra Emilis Moura Monteiro. Monografia Pedagogia. CFP 2018.893.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.