Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5472
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, I. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5490808424259226pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.referee2JOCA, Alexandre Martins.-
dc.description.resumoEste trabalho teve como propósito analisar a construção da identidade docente do professor da educação infantil entre os estudantes do curso de Pedagogia, CFP/UFCG. A pesquisa,de cunho qualitativo, foi realizada com seis estudantes concluintes do curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras-PB e teve como instrumento de coleta de dados a entrevista individual, do tipo semiestruturada. Os dados coletados foram organizados e analisados a partir de técnicas do método de análise de conteúdo, desenvolvido na perspectiva de Laurence Bardin (1997). Os resultados desta pesquisa nos apontam que os estudantes consideram a identidade docente como um processo que construímos ao longo da vida, no decorrer da nossa formação, a partir das relações individuais e coletivas que empreendemos no nosso cotidiano, dentro do curso e para além dele, enfim, a identidade docente é constituída no dia a dia, na prática diária, durante as experiências vividas. Verificou-se também que os principais desafios enfrentados pelos estudantes no curso se referem à relação teoria e prática, universidade X escola, desvalorização social da profissão docente e algumas questões que precisam ser tratadas na educação infantil, dentre elas: diversidade, gênero e sexualidade. Considera-se que o professor é uma importante base na construção da personalidade humana, o formador do saber e fundamental na formação de todos os profissionais; necessita, então, ter formação qualificada, como também reconhecimento social e valorização econômica da profissão. Assim, esses elementos destacados contribuem para a sua formação pessoal e profissional e a construção da sua identidade docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA construção da identidade docente do professor da educação infantil no processo de formação no curso de pedagogia.pt_BR
dc.date.issued2017-08-30-
dc.description.abstractThe purpose of this work was to analyze the construction of the teaching identity of the teacher of the early childhood education among the students of the Pedagogy course, CFP / UFCG. The qualitative research was carried out with six final students of the Pedagogy course of the Training Center of Teachers of the Federal University of Campina Grande, Campus of Cajazeiras-PB and had as instrument of data collection the individual interview, of the semi-structured type. The collected data were organized and analyzed using techniques of the method of content analysis, developed from the perspective of Laurence Bardin (1997). The results of this research show us that students consider the teaching identity as a process that we build throughout our lives, during our formation, from the individual and collective relationships we undertake in our daily life, within the course and beyond. Finally, the teaching identity is constituted daily, in daily practice, during the lived experiences. It was also verified that the main challenges faced by the students in the course refer to the relationship theory and practice, university X school, social devaluation of the teaching profession and some issues that need to be addressed in children's education, among them: diversity, gender and sexuality. It is considered that the teacher is an important base in the construction of the human personality, the formador of the knowledge and fundamental in the formation of all the professionals; It needs to have qualified training, as well as social recognition and economic valuation of the profession. Thus, these outstanding elements contribute to their personal and professional formation and the construction of their teaching identity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5472-
dc.date.accessioned2019-08-06T16:12:10Z-
dc.date.available2019-08-06-
dc.date.available2019-08-06T16:12:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectProfessor - construção da personalidadept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectTeaching Identitypt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectTeacher - personality buildingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Idarlene dos santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the teacher identity of the preschool teacher in the process of formation in the pedagogy course.pt_BR
dc.identifier.citationMELO, Idarlene dos Santos. A construção da identidade docente do professor da educação infantil no processo de formação no curso de pedagogia. 2017. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IDARLENE DOS SANTOS MELO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfIdarlene dos Santos Melo. Monografia Pedagogia. CFP 2017.386.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.