Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMACENA, D. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5941962089438590pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.advisor1IDARAUJO, E. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839150263503872pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Zildene Francisca.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoO presente trabalho que tem com tema: O PIBID COMO FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA NO CFP/UFCG: As perspectivas dos bolsistas X suas experiências, traz uma leitura acerca do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, destacando a sua existência no Centro de Formação de Professores, mais especificamente no curso de Pedagogia, traz uma reflexão do programa bem como sua inserção no CFP. Nesse percurso traçamos como objetivos: Analisar as contribuições do PIBID na formação inicial do docente no curso de Pedagogia no CFP/UFCG, como também, destacar a contribuição do PIBID, para a articulação de teoria-prática na formação inicial, reconhecer o PIBID como ação efetiva para a construção da identidade docente e identificar a importância do PIBID em âmbito escolar no processo de aproximação do aluno bolsista com seu futuro profissional. A pesquisa foi realizada utilizando como recurso metodológico um questionário tendo como sujeitos 14 (quatorze) bolsistas do Programa e 2 (duas) ex-bolsistas. A mesma está dividida em três capítulos, sendo que no primeiro destacamos o Programa desde sua existência, o segundo aborda sua inserção no curso de Pedagogia do CFP, como também suas ações e por fim, a análise dos dados obtidos com o questionário. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e descritiva, na qual utilizamos ao longo do texto, livros e em especial artigos de bolsistas do programa, para assim traçar um dialogo com as respostas das entrevistadas. As entrevistas das ex-bolsistas vem ao texto para confirmar que o programa contribuiu para a prática da docência das mesmas e ao término mostramos a importância que o PIBID teve na minha vida e formação quanto ainda pibidiana, como também que cada objetivo proposto inicialmente foi alcançadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências.pt_BR
dc.date.issued2015-11-17-
dc.description.abstractThis assignment has as its theme: The PIBID AS EDUCATION TEACHER HOME IN PEDAGOGY COURSE IN CFP/ UFCG: Prospects of the scholarship student X their experiences, brings a reading on the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), highlighting its existence in Teacher Training Centre, more specifically in the Faculty of Education, brings a program of reflection as well as their integration into the TTC. This course we draw the following objectives: To analyze the contributions of PIBID the teaching of initial training in the Faculty of Education in the CFP / UFCG, but also highlight the contribution of PIBID, for joint-practice theory in initial training, recognize the PIBID as action effective for the construction of teacher identity and identify the importance of PIBID school under the scholarship student in the process of rapprochement with their professional future. The survey was conducted using a questionnaire as a methodological reso urce the subjects fourteen (14) program scholarship student and two (2) former student. The same is divided into three chapters, the first of which we highlight the program since its existence, the second deals with their integration in the course of CFP Pedagogy, as well as their actions and finally, the analysis of data obtained from the questionnaire. A bibliographic and descriptive research was conducted, in which we used throughout the textbooks and special articles of the scholarship program, to draw a dialogue with the answers of the interviewees. The interviews of scholarship student is the text to confirm that the program contributed to the practice of teaching the same and at the end we showed the importance the PIBID had on my life and training as yet “pibidiana”, as was that each proposed objective initially reached .pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5475-
dc.date.accessioned2019-08-06T17:00:45Z-
dc.date.available2019-08-06-
dc.date.available2019-08-06T17:00:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectFormação e docênciapt_BR
dc.subjectTraining and teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACENA, Danielle de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe PIBID as initial formation in the pedagogical course teacher the CFP / UFCG: the perspectives of the scholarship X their experiences.pt_BR
dc.identifier.citationMACENA, Danielle de Sousa. O PIBID como formação inicial no docente curso de pedagogia o CFP/UFCG: as perspectivas dos bolsistas X suas experiências. 2015. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLE DE SOUSA MACENA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfDanielle de Sousa Macena. Monografia Pedagogia. CFP 2015. 379.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.