Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5477
Title: Representação e formação política de jovens por meio do grêmio estudantil da Escola Senador José Gaudêncio.
Other Titles: Representation and political formation of young people through the student council of the Senator José Gaudêncio School.
???metadata.dc.creator???: PINTO, Felipe Cavalcante.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Kátia Carina Mesquita da Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANTONINO, Rafael Maracajá.
Keywords: Organização estudantil;Participação política estudantil;Grêmio Estudantil da Escola Senador José Gaudêncio;Jovens e política;Formação política;Student Organization;Student Political Participation;Senator José Gaudêncio School Student Guild;Youth and politics;Political formation
Issue Date: 12-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINTO, Felipe Cavalcante. Representação e formação política de jovens por meio do grêmio estudantil da Escola Senador José Gaudêncio. 2019. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5477
???metadata.dc.description.resumo???: O fenômeno da participação política, especialmente entre jovens, é algo antigo na sociedade brasileira. Porém, de pouca ocorrência ou visibilidade. Assim, este trabalho pretende refletir sobre este fenômeno especificamente por meio da atuação e participação juvenil em Grêmio Estudantil na Escola Estadual de Ensino Médio Senador José Gaudêncio, localizada no município de Serra Branca- PB. Este trabalho justifica-se a partir da compreensão de que sendo o aluno um dos, senão o principal, protagonista da comunidade escolar, ele é fundamental para a realização de ações pedagógicas dentro e fora da escola. Logo, temos o Grêmio Estudantil, em Serra Branca, estado da Paraíba, uma instância representativa do corpo discente da escola, como um possível instrumento de reflexão e ação dos alunos frente às problemáticas que os cercam. Assim, este trabalho tem como objetivo geral Identificar a ocorrência de participação estudantil na dinâmica escolar por meio do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Senador José Gaudêncio em Serra Branca-PB. Além de Apontar a relevância de uma representatividade política no âmbito escolar; Identificar a representação social dos estudantes, especificamente do Curso Médio, sobre a influência do Grêmio Estudantil nos debates escolares; Apontar como os gremistas se posicionam frente as lutas dos estudantes pela melhoria do ensino, para pôr em prática suas opiniões e ideias voltadas a um melhor espaço de convivência e participação; Verificar a contribuição do Grêmio Estudantil para a formação cidadã e participativa; Desta forma, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa do tipo Descritiva, com abordagem qualitativa, utilização de técnica de questionário para coletas de dados. Como resultados podemos indicar que a representatividade estudantil não consiste apenas por implementar decisões políticas já tomadas de superiores, mas que na prática produz decisões relacionadas à própria escola e a integração entre alunos, direção e professores como um todo, corroborando para a formação de cidadãos críticos e atuantes politicamente em sua comunidade, cidade e país.
Abstract: The phenomenon of political participation, especially among young people, is something old in Brazilian society. Nonetheless, of little occurrence or visibility. Therefore, this work intends to reflect on this phenomenon specifically through the performance and youth participation in the Student Guild at the Senator José Gaudêncio High School, located at Serra Branca County - PB. This work is justified by the understanding that, since the student is one of the main protagonists of the school community, it is fundamental to carry out pedagogical actions both inside and outside the school. Consequently, we have the Student Guild, in Serra Branca, state of Paraíba, a representative instace of the student body of the school, as a possible instrument of reflection and action of the students against the problems that surround them. Besides pointing out the relevance of a political representation in the school context; To identify the social representation of the students, specifically of the Medium Course, on the influence of the Student Guild in the school debates; To point out how the Gremists stand in front of the students' struggles to improve teaching, to put into practice their opinions and ideas aimed to a better space of coexistence and participation; To check the contribution of the Student Group to the participative and citizen formation ; In this way, this work is characterized as a descriptive type research, with a qualitative approach, using a questionnaire technique for data collection. As results we can indicate that student representativeness does not only consist of implementing political decisions already taken by superiors, but that in practice produces decisions related to the school itself and the integration among students, management and teachers as a whole thing, corroborating the formation of critical citizens and politically active in their community, city and country.
Keywords: Organização estudantil
Participação política estudantil
Grêmio Estudantil da Escola Senador José Gaudêncio
Jovens e política
Formação política
Student Organization
Student Political Participation
Senator José Gaudêncio School Student Guild
Youth and politics
Political formation
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5477
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE CAVALCANTE PINTO - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2019..pdfFelipe Cavalcante Pinto - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2019 2.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.