Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5479
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLEITE, L. D. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2915530925934441pt_BR
dc.contributor.advisor1SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.-
dc.contributor.advisor1IDSALES JÚNIOR, R. L. de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5358060892746249pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Vanderlan Francisco da.-
dc.contributor.referee2VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.-
dc.contributor.referee3LÉON, Adriano Azevedo Gomes de.-
dc.contributor.referee4GAUDÊNCIO, Edmundo de Oliveira.-
dc.contributor.referee5TELLA, Marco Aurélio Paz.-
dc.description.resumoEste estudo tem sua origem a partir da experiência profissional no âmbito de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i) da cidade de Campina Grande-PB. Então, apreendemos que na infância, desde mais tenra idade, há um processo social de estigmatização infantil por meio do qual a identidade da criança se constitui, tendo em vista sua institucionalização e decorrentes naturalizações e normatizações. Assim, em termos específicos, objetivamos compreender esse processo social, abordando os familiares acerca de fatores marcantes que contribuem para seu surgimento e fortalecimento, bem como a respeito de conflitos vivenciados entre os membros familiares que impulsionam esta problemática. Também tivemos por objetivo examinar o grau de assimilação nestas famílias dos “novos discursos” proporcionados pelos dois CAPS is da cidade, em busca de saber sobre a influência destes discursos no processo em questão. Por outro lado, ao inquirimos os profissionais dos CAPS is, buscamos perceber sobre o nível de reflexividade dos mesmos, frente a questões que também se configuram como impactantes, procurando elencar as questões interinstitucionais conflituosas, que igualmente contribuem para reprodução do processo de estigmatização. Para tanto, nos norteamos teoricamente em três autores: Goffman, Foucault e Giddens. Dentre esses três autores Giddens nos deu os elementos para uma síntese das construções teóricas dos outros dois, ao tempo em que nos apresentou uma importante perspectiva teórica à situação social levantada neste trabalho. Com Goffman, observamos os processos institucionais “normatizantes” que enquadram a criança, auxiliando, assim, sua estigmatização; com Foucault, igualmente abordamos os processos modernos de constituição e “normatização” da subjetividade. Com Giddens, mediante o conceito de “projeto vida”, pudemos analisar um tipo de “política” para a auto-realização do indivíduo, um “projeto reflexivo do eu”, por meio do qual o ator social pode adquirir um tipo de confiança que o faz responder positiva e criativamente às fluidas demandas da “modernidade tardia”. O desenho da pesquisa foi qualitativa e por meio da análise de casos de crianças que já tinham sido diagnosticadas por um “transtorno de conduta” e suas respectivas famílias; as ferramentas utilizadas para a Coleta de Dados foi, a princípio, um “Diário de Campo” e, em seguida, “Entrevistas Não Estruturadas”. Por fim, as interpretações se deram à luz da Análise de Discurso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CH-
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA criança "não normal" e a "quase normal": a atuação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i) de Campina Grande-PB e o processo social de estigmatização.pt_BR
dc.date.issued2014-09-18-
dc.description.abstractThis study has its origin from the professional experience within a Psychosocial Care Center Children and Adolescents (CAPS i) of Campina Grande-PB. So, we learned that in childhood, from an early age, there is a social process of child stigmatization through which the identity of the child constitutes, in view of its institutionalization and naturalizations and norms arising. Thus, in specific terms, we aim to understand this social process, addressing family members about important episodes that contribute to its emergence and strengthening, as well as about current conflicts among family members that drives this issue. We also had the objective of examining the degree of assimilation of these families' new discourses. CAPS, is provided by two of the city, in search of knowledge about the influence of these discourses within the process. On the other hand, to inquire CAPS professionals, we seek to understand the level of reflexivity about the same, compared to issues that also stand as impactful, trying to list the conflicting inter-institutional issues, which also contribute to the reproduction process of stigmatization. We were guided theoretically on three authors: Goffman, Foucault and Giddens. Among these three authors Giddens gave us the elements for a synthesis of the theoretical constructs of the other two, the time that introduced us to an important theoretical social situation raised in this work perspective. With Goffman, we give attention to "normalization" institutional processes that fit the child, thereby aiding their stigmatization; Foucault also approaches the modern processes of constitution and "normalization" of subjectivity. With Giddens, through the concept of "life project", we examined a type of "policy" for the self-realization of the individual, a "reflexive project of the self ', whereby the social actor can acquire the kind of confidence that does respond positively and creatively to the fluid demands of "late modernity". The research design was qualitative and through the analysis of cases of children who had been diagnosed with a "conduct disorder" and their families; the tools used for data collection was at first a "Field Diary" and then "No Structured Interviews". Finally, the interpretations given in the light of Discourse Analysis.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5479-
dc.date.accessioned2019-08-06T19:35:39Z-
dc.date.available2019-08-06-
dc.date.available2019-08-06T19:35:39Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectFamília- Sociologiapt_BR
dc.subjectEstigmatização Infantilpt_BR
dc.subjectCAPS ipt_BR
dc.subjectInstituiçõespt_BR
dc.subjectFamily- Sociologypt_BR
dc.subjectChild Stigmatizationpt_BR
dc.subjectCAPS ipt_BR
dc.subjectInstitutionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Léa Dolores Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe "non-normal" and the "almost normal" children: the performance of the Children's Psychosocial Care Center (CAPS i) in Campina Grande-PB and the social process of stigmatization.pt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Léa Dolores Gomes. A criança "não normal" e a "quase normal": a atuação do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS i) de Campina Grande-PB e o processo social de estigmatização. 2014. 223f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5479pt_BR
dc.description.resumeCette étude a son orine à partir de l‟expérience professionnelle dans unpsychosociale Care Center Enfants et adolescents Care (CAPS i) de Campina Grande-PB. Donc, nous appréhendons que dans l'enfance, à un âge précoce, il est un processus social de la stigmatisation de l'enfant à travers lequel l'identité de l'enfantest, en vue de son institutionnalisation et les naturalisations et les normes découlant. Ainsi, en termes précis, nous cherchons à comprendre ce processus social, s'adressant aux membres de la famille sur les facteurs qui contribuent à sonémergence et le renforcement, ainsi que sur les conflits actuels entre les membresde la famille de conduite cette question frappant. Nous avons également l'objectif d'examiner le degré d'assimilation de ces familles ont de nouveaux discours "CAPSest assurée par deux de la ville à la recherche de connaissances sur l'influence de ces discours au sein du processus. D'autre part, pour en savoir davantage CAPS professionnels est, nous cherchons à comprendre le niveau de réflexivité sur lemême, par rapport aux questions qui se aussi percutante, en essayant de dresser la liste des questions inter-institutionnelles contradictoires, qui contribuent égalementau processus de reproduction de la stigmatisation. Pour à la fois théorique sont guidés sur trois auteurs: Goffman, Foucault et Giddens. Parmi ces trois auteurs Giddens nous a donné les éléments d'une synthèse des concepts théoriques des deux autres, le temps qui nous introduit à une situation sociale théorique importants oulevé dans cette perspective de travail. Avec Goffman, observer les "normatizantes" des processus institutionnels qui correspondent à l'enfant, facilitant ainsi leur stigmatisation; Foucault aborder également les processus modernes deconstitution et la «normalisation» de la subjectivité. Avec Giddens, à travers le concept de "projet de vie", nous examinons un type de «politique» pour la réalisation de soi de l'individu, un «projet réflexif de soi», où l'acteur social peut acquérir le genre de confiance qui ne répondre positivement et de façon créative aux exigencesdes fluides de «modernité tardive». Le plan de recherche a été qualitative et par l'analyse de cas d'enfants qui avaient été diagnostiqués avec un «trouble des conduites» et leurs familles; les outils utilisés pour la collecte des données étaitd'abord un "Carnet de route", puis "Pas entrevues structurées". Enfin, lesinterprétations données à la lumière de l‟analyse du discours.-
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LÉA DOLORES GOMES LEITE - TESE PPGCS CH 2014.pdfLéa Dolores Gomes Leite - Tese PPGCS CH 20141.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.