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Title: Aplicação de ferramentas da qualidade para melhoria do atendimento em hospital público na cidade de Sumé - PB.
Other Titles: Application of quality tools to improve care in a public hospital in the city of Sumé - PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Ismênia Vilar.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LEITE, João Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Daniel Augusto de Moura.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VIESI, Wladimir Tadeu.
Keywords: Controle de qualidade;Hospital público;Política atendimento hospitalar;Quality control  ;Public hospital  ;Hospital care policy
Issue Date: 25-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Ismênia Vilar. Aplicação de ferramentas da qualidade para melhoria do atendimento em hospital público na cidade de Sumé - PB. 2016. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5497
???metadata.dc.description.resumo???: A busca constante por melhorias e por bens e/ou serviços com qualidade, que atendam às necessidades dos clientes tem sido um desafio constante para as empresas que querem se manter competitivas no mercado. Nesse contexto, tem-se buscado o uso de ferramentas simples e eficazes para melhorar a qualidade de bens e serviços e se reduzir erros, desperdícios e custos, dentre outros. Deste modo, o objetivo deste trabalho é analisar os setores de pré-atendimento: triagem e recepção e o setor de atendimento de consulta médica do Hospital e Maternidade Alice de Almeida e propor melhorias. Para alcançar os objetivos foram utilizadas as ferramentas da qualidade: Diagrama de Pareto, Diagrama de Ishikawa e 5W2H nos setores de pré-atendimento e atendimento. Com o Diagrama de Pareto pôde-se identificar os problemas existentes nos setores para que se pudesse priorizar os de maior grau de importância. Já o Diagrama de Ishikawa possibilitou relacionar causas e efeitos desses problemas. Dentre as opções de soluções possíveis, a ferramenta 5W2H pôde auxiliar nas tomadas de decisões. Do uso dessas ferramentas pôde-se construir soluções que se acredita poder melhorar a qualidade dos serviços prestados aos clientes.
Abstract: The constant seek for improvement and for quality goods and/or services which meet the needs of customers has been a constant challenge for companies that want to remain competitive in the market. In this context, it has sought to use simple and effective tools to improve quality of goods and services and reduce errors, waste and costs, among others. Thus, the objective of this study is to analyze the pre-service sectors: screening and reception, and the medical consultation service sector of Alice de Almeida's Hospital and Maternity and propose improvements. In order to achieve the objectives, it was used the quality tools: Pareto Diagram, Ishikawa Diagram and 5W2H in the pre-service and service sectors. With Pareto diagram, it was possible to identify the problems in the sector so that it could prioritize the ones with highest degree of importance. Moreover, Ishikawa Diagram enabled to relate causes and effects of these problems. Among the possible solution options, the 5W2H tool gave support in decision making. It is believed that the use of these tools enabled to build solutions that can improve quality of services provided to customers.
Keywords: Controle de qualidade
Hospital público
Política atendimento hospitalar
Quality control  
Public hospital  
Hospital care policy
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5497
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