Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5507
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMORAIS, R. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2636603483653904pt_BR
dc.contributor.advisor1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1IDDI LORENZO, I. D. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568846210132439pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Luciana Medeiros de.
dc.contributor.referee2CAVALCANTE , Marlon Tardelly Morais.
dc.description.resumoA formação docente é um dos assuntos que está sempre em discussão, no intuito de identificar metodologias que a torne mais eficiente, e como essas venham a contribuir no processo de ensino-aprendizagem. No ensino de Geografia não é diferente. Vemos o uso de metodologias, que antes eram consideradas obsoletas, surtindo efeito e mostrando que essas, quando bem utilizadas, são somatórias na formação do docente, e não apenas uma perca de tempo, recursos e bens, por exemplo, o trabalho de campo, ou ainda a inserção do individuo no meio de atuação, como o Programa de Monitoria possibilita-o. Depois de ser participante do Programa de Monitoria, foi que surgiu-me a inquietação acerca das contribuições desse nesse processo de formação Inicial do docente em Geografia. Pois, esse desperta o interesse dos graduandos pela carreira docente, sendo esse despertar a partir da experiência de iniciação à docência. Pois, o Programa, além de ser um complemento de carga horária, também permite ao discente a inserção em técnicas como planejamento, domínio de turma e um melhor relacionamento com os semelhantes. Assim sendo, faz-se necessária uma breve análise acerca desse e de como esse pode ser aprimorado. Esse foi o ponto de partida para essa pesquisa, buscando sempre refletir o Programa de Monitoria como parte da formação inicial docente de Geografia, além de identificar a frequência e a presença da monitoria por disciplinas no Curso e os resultados na formação inicial docente, como também, investigar os impasses que causam a desmotivação docente e discente em Geografia na participação do Programa de Monitoria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleA monitoria como espaço formativo do docente em geografia e os desafios encontrados no programa.pt_BR
dc.date.issued2018-12-14
dc.description.abstractTeacher training is one of the subjects that is always under discussion, in order to identify methodologies that make it more efficient, and how these will contribute in the teaching-learning process. In Geography teaching it is no different. We see the use of methodologies, which were previously considered obsolete, showing that these, when well used, are summing up in teacher training, not just a waste of time, resources and goods, for example fieldwork, or the insertion of the individual into the medium of performance, as the Monitoring Program makes possible. After being a participant in the Monitoring Program, I was worried about the contributions of this process of Initial Teacher training in Geography. For this, it awakens the interest of the undergraduate students for the teaching career, being this awakening from the experience of initiation to teaching. Because the Program, besides being a complement of workload, also allows the student the insertion in techniques such as planning, class domain and a better relationship with the like. Therefore, a brief analysis is necessary about this and how it can be improved. This was the starting point for this research, always seeking to reflect the Monitoring Program as part of the initial geography teacher training, besides identifying the frequency and presence of monitoring by disciplines in the Course and the results in initial teacher training, as well as , to investigate the impasses that cause teacher and student demotivation in Geography in the participation of the Monitoring Program.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5507
dc.date.accessioned2019-08-07T15:34:36Z
dc.date.available2019-08-07
dc.date.available2019-08-07T15:34:36Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectDocente - formação inicialpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeografia - formação de professorpt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subjectTeacher - initial formationpt_BR
dc.subjectGeography Teachingpt_BR
dc.subjectGeography - Teacher Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAIS, Romário Pereira de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe monitoring as a formative space of the teacher in geography and the challenges encountered in the program.pt_BR
dc.identifier.citationMORAIS, Romário Pereira de. A monitoria como espaço formativo do docente em geografia e os desafios encontrados no programa. 2018. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROMÁRIO PEREIRA DE MORAIS. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2018.pdfRomário Pereira de Morais. TCC. Licenciatura em Geografia. 2018.843.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.