Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/550
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, D. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4920719038608227pt_BR
dc.contributor.advisor1PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana.-
dc.contributor.advisor1IDPINTO, I. I. B. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4038730280834132pt_BR
dc.description.resumoA modalidade de educação online tem crescido significativamente nas últimas décadas em todo o mundo, transformando-se em uma opção viável tanto àqueles que não dispõem de tempo para trabalhar a sua formação acadêmica na forma presencial quanto àqueles que desejam complementá-la. Há também os que buscam ingressar no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e utilizam esta modalidade de ensino para complementar os estudos, objetivando sanar lacunas deixadas pela formação escolar. O ENEM é composto por questões objetivas (subdivididas em 4 grandes áreas: Linguagens e Códigos; Matemática; Ciências Humanas; e Ciências Naturais) e a questão subjetiva (redação). Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 50% dos candidatos que fizeram a prova do ENEM em 2014 obtiveram desempenho abaixo de 500 pontos na redação. Esta pesquisa utilizará recomendações pedagógicas baseadas no gênero textual utilizado pelo ENEM, visando prover uma melhoria na escrita da redação dissertativa. Para tanto, foi utilizado, como ferramenta experimental, o ambiente online de aprendizagem MeuTutor. O ambiente possui um módulo de escrita de redação, no qual é utilizada para correção dos textos elaborados pelos alunos, a metodologia de avaliação por pares, cujo pesquisas mostram que os resultados avaliativos são significativos e bastante similares aos obtidos por professores especialistas. Entretanto, apenas apresentar a pontuação da redação por si só, não garante a melhora da produção textual do aluno avaliado. Desta forma, visando um ganho em performance na produção da redação, foi adicionado ao MeuTutor um módulo de recomendação pedagógica baseado em 19 perfis resultados do uso de algoritmos de mineração de dados (DBScan e Kmeans) nos microdados do ENEM 2012 disponibilizado pelo MEC. Estes perfis foram agrupados em 6 blocos que possuíam um conjunto de tarefas nas áreas de escrita, gramática e coerências e concordância textual. A validação destas recomendações foi feita em um experimento de 3 ciclos, onde em cada ciclo o aluno: escreve a redação; avalia os seus pares; realiza a recomendação pedagógica que foi recebida. A partir da análise estatística destes dados, foi possível constatar que o modelo estratégico de recomendação utilizado nesta pesquisa, possibilitou um ganho mensurável na qualidade da produção textual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terra.pt_BR
dc.titleRecomendação pedagógica para melhoria da aprendizagem em redações.pt_BR
dc.date.issued2015-08-24-
dc.description.abstractOnline education has grown significantly in recent years throughout the world, becoming a viable option for those who don’t have the time to pursuit traditional technical training or academic degree. In Brazil, people seek to enter higher education through the National Secondary Education Examination (ENEM) and use online education to complement their studies, aiming to remedy gaps in their school formation. The ENEM consists of objective questions (divided into 4 main areas: languages and codes; Mathematics; Social Sciences, and Natural Sciences), and the subjective questions (the essay). According to the Brazilian Department of Education (MEC), more than 50% of the candidates who took the test (ENEM) in 2014, obtained performance below 500 points (out of a 1000 maximum points) for their essays. This research uses educational recommendations based on the five official correction criteria for the ENEM essays, to improve writing. Thus, this research used an experimental tool in an online learning environment called MeuTutor. The mentioned learning environment has an essay writing/correction module. The correction module uses peer evaluation techniques, for which researches show that the results are, significantly, similar to those obtained by specialists’ correction. However, to simply display the scores for the criteria does not guarantee an improvement in students’ writing. Thus, to promote that, an educational recommendation module was added to MeuTutor. It is based on 19 profiles obtained mining data from the 2012 ENEM. It uses the algorithms DBSCAN and K-Means, and grouped the profiles into six blocks, to which a set of tasks were associated to the areas of writing, grammar and coherence, and textual agreement. The validation of these recommendations was made in an experiment with three cycles, where students should: (1) write the essay; (2) evaluate their peers; (3) perform the pedagogical recommendations received. From the analysis of these data, it was found that the strategic model of recommendation used in this study, enabled a measurable gain in quality of textual production.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/550-
dc.date.accessioned2018-05-02T13:28:09Z-
dc.date.available2018-05-02-
dc.date.available2018-05-02T13:28:09Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectRecomendação Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducation Data Miningpt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação por parespt_BR
dc.subjectRedação dissertativapt_BR
dc.subjectMeu Tutor - Ambiente Onlinept_BR
dc.subjectAlgoritmos de mineração de dadospt_BR
dc.subjectDBScan e Kmeanspt_BR
dc.subjectAnálise estatística de dadospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Danilo Abreu.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical recommendation to improve learning in essays.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Danilo Abreu. Recomendação pedagógica para melhoria da aprendizagem em redações. 2015. 107f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/550pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANILO ABREU SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGCC 2015.pdfDanilo Abreu Santos - Dissertação PPGCC 2015.2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.