Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514
Title: Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano.
Other Titles: Environmental education in the context of geography education in Cariri Paraibano.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Aparecida Salustiano.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Nalba Lúcia da.
Keywords: Educação do Campo;Meio ambiente;Ensino de Geografia;Field Education;Environment;Geography Teaching
Issue Date: 12-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES. Educação ambiental no contexto do ensino da geografia no Cariri Paraibano. 2015. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514
???metadata.dc.description.resumo???: A desvalorização do Meio Ambiente é consequentemente da relação do ser humano com a natureza, pode se explicado pela falta nas abordagens nos conteúdos escolares dessa temática, uma vez que é de extrema relevância tratar a respeito da temática ambiental, seja ela tanto desenvolvida em ambientes de educação não- formal como formal, ou seja, em associações, assentamentos rurais e também nas salas de aula para buscar sensibilizar a consciência de forma crítica dos sujeitos sociais. Nessa perspectiva a pesquisa intitulada, “Educação ambiental no contexto do ensino da Geografia no Cariri Paraibano”, tem por objetivo geral verificar como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida no ensino de Geografia na Escola Cônego João Marques Pereira - Serra Branca. Nesta pesquisa foi utilizado pressupostos da pesquisa qualitativa descritiva. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica e na segunda fase foi realizada a pesquisa de campo. Mediante o exposto no decorrer desta pesquisa verificou-se que as temáticas ambientais no ensino de Geografia são trabalhadas de forma transversal, contudo, ainda é insuficiente, pois é um trabalho isolado, individual e fragmentado realizado por alguns professores. Os PCN’s apesar de suas orientações de trabalho sobre a Educação Ambiental ainda não estão sendo consultados pelos professores, já que alguns até desconhecem as suas orientações. Foi identificado que a forma como vem sendo trabalhada a temática na escola, ainda está longe de desempenhar seu papel de conscientização dos alunos e criar uma postura ambientalmente saudável. Os resultados da pesquisa evidenciam que a escola pesquisada, necessita avançar no sentido de desenvolver uma prática educativa de forma contextualizada e interdisciplinar entre a disciplina Geografia e as demais disciplinas para que haja um ensino significativo e o desenvolvimento de uma EA crítica e reflexiva contribuindo para a sensibilização dos sujeitos do ensino-aprendizagem para as questões ambientais.
Abstract: The devaluation of the environment is a consequence the relationship of humans with nature, and it can be explained by the lack of approaches in school contents of this subject, since it is extremely important talk about the environmental issues, it being developed in both environments non-formal and formal education, that is, associations, rural settlements and also in classrooms to check raising awareness critically of social subjects. In this perspective, the research entitled "Environmental Education in the Teaching of Geography in the Context Paraiba Cariri", has the overall aim to verify how the environmental education is being developed in the teaching of Geography in the School Canon João Marques Pereira - Serra Branca. In this research, it were used assumptions of descriptive qualitative research. Thus, the first phase of research was done a literature review and in the second phase of field research was conducted. Due to what was seen during this study, it was found that the environmental issue in education of Geography are worked across the board, however, is still insufficient because it is an isolated, individual and fragmented work by some teachers. The PCN’s despite their working guidelines on environmental education are still not being consulted by teachers, since some of them are not even unaware of their guidelines. It was identified that the way it has been crafted theme in school is still far from playing its role of awareness of students and create an environmentally healthy posture. The survey results show that the school researched, needs to advance to develop an educational practice in context and interdisciplinary way between the Geography discipline and other ones so that it could contribute to is a significant teaching and the development of a critical and reflective EA, also contributing to the awareness of the subject of teaching and learning of environmental issues.
Keywords: Educação do Campo
Meio ambiente
Ensino de Geografia
Field Education
Environment
Geography Teaching
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5514
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APARECIDA SALUSTIANO RODRIGUES - TCC LECAMPO 2015.pdfAparecida Salustiano Rodrigues - TCC LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO 2015568.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.