Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5515
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, W. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120909440085953pt_BR
dc.contributor.advisor1MAIA, Ubilina Maria da Conceição.-
dc.contributor.advisor1IDMAIA, U. M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0312215370188308pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2015.tccmon.araujo-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional, que atende especificamente a sujeitos jovens e adultos. Nesse processo é interessante compreender os principais fatores que contribuíram para o surgimento como modalidade de ensino da EJA, bem como a relação da EJA com a Educação Física Escolar. Assim, o nosso objetivo foi analisar as possibilidades de inclusão da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos nas escolas públicas do cariri paraibano (Amparo, São João do Cariri, Serra Branca e Sumé). O presente trabalho se caracteriza por uma pesquisa descritiva, a amostra foi constituída por 13 professores da disciplina de Educação Física e de 07 diretores das escolas dentro da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Como instrumento de coleta de dados utilizamos dois questionários, um direcionado para os professores de educação física com objetivos específicos para este público e o outro para os gestores. Quando colocada em pauta à disciplina de educação física encontramos professores em atuação com formação em outras áreas, assim, mesmo com órgão de fiscalização (Conselhos Federal e Regionais de Educação ação Física), ainda prevalece uma visão rudimentar pelos gestores (municipal e estadual) da educação ao inserir no espaço escolar professores para atuar em outras funções que não estão de acordo com a formação especifica. Na concepção dos diretores 04 acreditam que os alunos demonstram interesse para com a disciplina de educação física e 03 afirmam que não tem interesse. Neste sentido compreendemos que é possível inserir a educação física na educação de jovens e adultos, perante a lei vigente que torna obrigatório a sua oferta, ou, quando a escola coloca em seu projeto politico pedagógico a disciplina, assumindo como parte essencial na formação integral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA educação física na educação de jovens e adultos: na lei e na prática pedagógica.pt_BR
dc.date.issued2015-03-20-
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) is a modality of dicipline that specifically caters to young and adult subjects. In this process it is interesting to understand the main factors that comtributed to the emergence as a teaching mode EJA, and the relationship of adult education with physical education. Thus, our objective was to analyze the possibilities for inclusion of Physical Education in Youth and Adult Education of the public schools of Paraiba cariri (Amparo, S. João do Cariri’, Serra Branca’ and Sumé). This worl is characterized by a descriptive study, the sample consisted of 13 teachers of physical Education and 07 directors of schools, in the form of EJA’ Education. As colleted instrument we used two questionnaires: directed to the physical education teachers with specific objectives fot this audience and to the directors. Putting as discipline physical education was found in performance with training in other areas, so even with Federal and Regional Councils of Physical Education, still prevails a rudimentary vision by managers (city and state) education teachers by inserting into the with the training specifies. The design of directors believe that 04 students show interest towards the discipline of physical education in the education of yuth and 03 state that has no sense understand that you can enter the physical education in the education of youth and adults, before the current law mandating your offer, or when the school puts on his pedagogical political project discipline, the vital part in full training.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5515-
dc.date.accessioned2019-08-07T18:24:31Z-
dc.date.available2019-08-07-
dc.date.available2019-08-07T18:24:31Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPEpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Wilho Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePhysical education in youth and adult education: in law and pedagogical practice.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Wilho Silva. A educação física na educação de jovens e adultos: na lei e na prática pedagógica. 2015. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5515pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WILHO SILVA ARAÚJO - TCC LECAMPO 2015.pdfWilho Silva Araújo - TCC LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO 2015382.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.