Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5517
Title: A poesia do repente como recurso didático na sala de aula: Zé de Cazuza, o mestre da poesia, "Só pela fá vale a vida".
Other Titles: Poetry suddenly as a didactic resource in the classroom: Zé de Cazuza, the master of poetry, "Just for the sake of life."
???metadata.dc.creator???: QUEIROZ, Maria Josedilma Albino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Erivan.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Wallace Gomes Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: NEGREIROS, Mônica Martins.
Keywords: Educação - Cultura;Gênero – Poesia - Repente;Escola – Recursos didáticos;Education - Culture;Genre - Poetry - Sudden;School - Teaching Resources
Issue Date: 3-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUEIROZ, Maria Josedilma Albino. A poesia do repente como recurso didático na sala de aula: Zé de Cazuza, o mestre da poesia, "Só pela fá vale a vida". 2015. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5517
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho mostra através do poeta Zé de Cazuza em seu livro, Poetas Encantadores a importância da presença da poesia do repente como recurso didático na sala de aula do ensino fundamental e médio das escolas do município da Prata/PB. Ao percebermos a ausência dessa obra nos conteúdos programáticos das escolas supracitadas, criamos o nosso problema de pesquisa: por que a obra do poeta Zé de Cazuza está ausente nas escolas de ensino fundamental e médio do município da Prata/PB? A partir de então e, partindo para os nossos objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de cunho metodológico qualitativo para melhor compreender o conteúdo e a forma da obra do poeta, no intuito de demonstrar o quão rico e significativo é esse trabalho lírico para ser utilizado como recurso didático nas escolas de ensino fundamental e médio do Cariri Ocidental Paraibano.
Abstract: This study comes to show through the poet Zé Cazuza in his book, Poets charmers , the importance of the sudden presence of poetry as a teaching tool in the classroom of elementary and secondary education of municipal schools of the Silver / PB . To realize the absence of such work in the syllabus of the schools mentioned above , we created our research problem: because the poet's work Ze Cazuza is absent in primary and secondary schools in the municipality of Silver / PB ? Since then , and leaving for our purposes , we developed a qualitative methodological nature of research to better understand the content and form of the work of the poet , in order to demonstrate how rich and meaningful is this lyrical work to be used as a resource teaching in primary and secondary schools in the Western Cariri Paraibano.
Keywords: Educação - Cultura
Gênero – Poesia - Repente
Escola – Recursos didáticos
Education - Culture
Genre - Poetry - Sudden
School - Teaching Resources
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5517
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSEDILMA ALBINO QUEIROZ - TCC LECAMPO 2015.pdfMaria Josedilma Albino Queiroz - TCC LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO 2015570.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.