Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5518
Title: O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB.
Other Titles: The nature science and math club in the country schools: the case of the PIO X country school, municipality of Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rubenildo Campos da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, José Luiz.
Keywords: Educação matemática;Educação do Campo;Ensino de matemática;Iniciação à docência;Mathematics education;Field Education;Math teaching;Teaching Initiation
Issue Date: 26-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rubenildo Campos da. O clube de ciências da natureza e matemática nas escolas do campo: o caso da escola do campo do PIO X, município de Sumé-PB. 2015. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5518
???metadata.dc.description.resumo???: O Clube de Ciências da Natureza e Matemática é uma ação pedagógica muito interessante quando se busca situações de ensino interdisciplinares e contextualizadas. Dessa forma, o propósito deste trabalho é mostrar a importância de se implementar um Clube de Ciências da Natureza e Matemática em Escolas do Campo, descrevendo e refletindo sobre uma implementação que vem sendo realizada. A implementação do referido clube vem sendo construída a partir de uma ação prevista no Subprojeto – Ciências da Natureza e Matemática, que é vinculado ao Programa de Iniciação à Docência para a Diversidade - PIBID Diversidade, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, pertencente ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Iremos apresentar de forma descritiva e reflexiva algumas das ações que foram/ou estão sendo desenvolvidas no Clube de Ciências da Natureza e Matemática na Escola do Campo - José Gonçalves de Queiroz, no Distrito Pio X, localizado no município de Sumé/PB, bem como fundamentar a importância de se ter um clube com vários desafios, sendo o maior deles o de se desenvolver um ensino de Ciências e Matemática relacionando os conhecimentos tidos como escolares com a realidade do aluno do Campo. Acreditamos que a implementação nas escolas do Campo, de Clubes de Ciências, Laboratórios de Ensino, Salas Interativas, dentre outras modalidades, se apresentam como fortes possibilidades de proporcionar tal relação.
Abstract: The Science Club of Nature and Mathematics is a very interesting pedagogical action when seeking situations of interdisciplinary and contextualized education. Thus, the purpose of this paper is to show the importance of implementing a Natural Sciences and Mathematics Club in Rural Schools, describing and reflecting on an implementation that has been performed. The implementation of the club has been built from a planned action in Activity - Natural Sciences and Mathematics, which is linked to the Initiation Program to Teaching of the Diversity - Diversity PIBID, the Rural Education Degree Course belonging to the Centre of semiarid Sustainable Development of the Federal University of Campina Grande. We will present a descriptive and reflective manner some of the actions that have been / or are being developed in Natural Sciences and Mathematics Club in the Field School - José Gonçalves de Queiroz, the District Pius X, in the municipality of Sumé / PB and support the importance of having a club with several challenges, the largest being the develop a teaching Science and Mathematics relating the knowledge to be taken as students with the reality of the field of the student. We believe that the implementation in schools do Campo, Science Clubs, teaching laboratories, interactive rooms, among other methods, are presented as strong possibilities for providing such a relationship.
Keywords: Educação matemática
Educação do Campo
Ensino de matemática
Iniciação à docência
Mathematics education
Field Education
Math teaching
Teaching Initiation
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5518
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RUBENILDO CAMPOS DA SILVA - TCC LECAMPO 2015.pdfRubenildo Campos da Silva - TCC LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO 20151.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.