Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/551
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMORAIS, L. A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7379375741420520pt_BR
dc.contributor.advisor1GUERRERO, Dalton Dario Serey.-
dc.contributor.advisor1IDGUERRERO, D. D. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2050632960242405pt_BR
dc.contributor.advisor2FIGUEIREDO, Jorge césar Abrantes de.-
dc.contributor.advisor2IDFIGUEIREDO, J. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1424808046858622pt_BR
dc.contributor.referee1CHAVEZ, Christina Von Flach Garcia.-
dc.contributor.referee2ANDRADE, Wilkerson de Lucena.-
dc.description.resumoNas disciplinas introdutórias de programação existem alunos que aprendem em ritmos diferentes Apesar disso, muitos professores permanecem adotando abordagens nas quais todos são tratados da mesma forma. Infelizmente, aqueles que não conseguem acompanhar o ritmo da disciplina acabam aprendendo o conteúdo superficialmente, pois precisam estudar novos conceitos antes de dominar os anteriores. Pensando nisso, professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) resolveram aprimorar a abordagem de programação I, utilizando elementos do Mastery Learning - uma filosofia de aprendizagem baseada no princípio de que todos podem aprender, desde que sejam oferecidas as condições adequadas O intuito desta mudança foi permitir que cada aluno pudesse aprender em seu próprio ritmo e, assim, dominar os conteúdos antes de estudar os próximos. A nova abordagem foi implementada na disciplina e bem aceita entre os professores. No entanto, não havia evidência científica de ela tivesse trazido benefícios ao processo de ensino-aprendizagem. este trabalho surgiu como uma oportunidade para investigar os efeitos da mudança de método nos estudantes e descobrir os aspectos positivos e negativos da nova abordagem. Descobrimos que o Mastery Learning tornou os alunos mais focados e possibilitou que eles levassem menos dúvidas a diante Além disso, à medida que o método evoluiu na disciplina, houve uma melhora considerável no desempenho dos estudantes. Este trabalho reuniu evidências de que a introdução do Mastery Learning em Programação I melhorou vários aspectos do processo de ensino-aprendizagem e reuniu lições aprendidas pelos professores ao longo da mudança de método.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terra.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAvaliação de uma abordagem personalizada de ensino no contexto de programação introdutória.pt_BR
dc.date.issued2015-09-28-
dc.description.abstractStudents in introductory programming classes learn at different paces. Nevertheless, many professors remain adopting approaches in which all are treated equally. Unfortunately, students who fail to keep pace with the course end up learning superficially, because they study new concepts before mastering the previous ones. Professors from the Federal University of Campina Grande decided to improve the teaching method used in their CS1 course using elements of Mastery Learning - a philosophy of learning based on the principle that everyone can learn under adequate conditions. They changed the teaching approach hoping to allow every student to learn at his/her own pace and master the content before studying the next one. The new method was implemented in the course and well accepted among instructors. However, there was no scientific evidence to support its benefits in the teaching-learning process This work is an opportunity to investigate the effects of Mastery Learning in students and find out the positive and negative aspects of its implementation. We found that students were more focused on their difficulties and had less doubts. In addition, as the method has evolved in the course, there was considerable improvement in student performance. This work gathered evidence that the use of the Mastery Learning in CS1 improved various aspects of the teaching-learning process and brought together lessons learned by instructors throughoutthechange ofmethod.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/551-
dc.date.accessioned2018-05-02T14:07:06Z-
dc.date.available2018-05-02-
dc.date.available2018-05-02T14:07:06Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectProgramação Introdutória - computaçãopt_BR
dc.subjectMastery Learningpt_BR
dc.subjectComputação - método de ensinopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAIS, Luiz Augusto de Macêdo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of a personalized teaching approach in the context of introductory programming.pt_BR
dc.identifier.citationMORAIS, Luiz Augusto de Macêdo. Avaliação de uma abordagem personalizada de ensino no contexto de programação introdutória. 2015. 120f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/551pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIZ AUGUSTO DE MACÊDO MORAIS - DISSERTAÇÃO PPGCC 2015.pdfLuiz Augusto de Macêdo Morais - Dissertação PPGCC 2015.4.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.