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Title: Utilização do Bottom-Up Beta no estudo do potencial de criação de riqueza das empresas do setor de calçados listadas na BM&FBOVESPA.
Other Titles: Using Bottom-Up Beta to study the wealth creation potential of footwear companies listed on the BM & FBOVESPA.
???metadata.dc.creator???: APOLINÁRIO, Ana Karoliny Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Adail Marcos Lima da
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Alexandra Chaves
???metadata.dc.contributor.referee2???: ROCHA, José Sebastião
Keywords: Bottom-Up;CAPM (Capital Asset Pricing Model);Custo de capital próprio;Potencial de criação de riqueza;Cost of capital;Wealth creation potential
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: APOLINÁRIO, Ana Karoliny Nascimento. Utilização do Bottom-Up beta no estudo do potencial de criação de riqueza das empresas do setor de calçados listadas na BM&FBOVESPA. 2013. 153 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5532
???metadata.dc.description.resumo???: A análise do potencial de criação de riqueza por meio do beta Bottom-Up consiste em um método consideravelmente útil à gestão financeira das empresas. O modelo CAPM (Capital Asset Pricing Model) posiciona-se como a principal ferramenta de análise do custo de capital próprio. Na prática, apresenta restrições nos casos de empresas que não possuem ações negociadas em bolsas de valores, bem como nas situações em que as ações de sociedades anônimas de capital aberto não dispõem de liquidez adequada. O procedimento de cálculo do custo de capital próprio com base no beta Bottom-Up soluciona as limitações oriundas do tradicional CAPM e possibilita a análise da geração de riqueza tal como exige a realidade das empresas. Este trabalho tem por objetivo geral demonstrar como utilizar o CAPM adaptado à metodologia Bottom-up no estudo do potencial de criação de riqueza das empresas do setor de Calçados listadas na BM&FBOVESPA. Quanto aos fins, trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva; quanto aos meios, bibliográfica; com técnica de análise de dados do tipo quantitativa. A pesquisa analisa o potencial de criação de riqueza de acordo as metodologias de cálculo do beta estatístico adotadas pelas agências de risco Bloomberg, Standard & Poor’s e Value Line, cada abordagem de cálculo do beta estatístico resulta em um beta Bottom-Up diferente. Os diferentes valores do beta bottom-up geram resultados igualmente distintos ao custo de capital próprio e a consequência final disso é a obtenção de diferentes valores à riqueza criada pelas empresas, tendo ocorrido exatamente isso no Setor de Calçados.
Abstract: The analysis of the potential for wealth creation through beta Bottom-Up consists of a method considerably useful to corporate financial management. The CAPM (Capital Asset Pricing Model) is positioned as the main tool for analyzing the cost of equity of companies. In practice, some restrictions in the case of companies that do not have shares traded on stock exchanges, as well as in situations where the actions of corporations traded lack adequate liquidity. Thus, the procedure for calculating the cost of equity based on the Bottom-Up beta solves the limitations deriving from the traditional CAPM and enables the analysis of wealth generation as it requires the reality of companies. This work aims to demonstrate how to use the general CAPM methodology adapted to the Bottom-up in the study of the potential for wealth creation sector companies Footwear listed on the BM&FBOVESPA. As for the purpose, it is a descriptive research, as for the means, literature, with technical data analysis of quantitative type. The research analyzes the potential for wealth creation according the methodologies for calculating the beta statistical adopted by rating agencies Bloomberg, Standard & Poor's and Value Line, each approach for calculating the statistical results in a beta beta Bottom-Up differently. The different values of the bottom-up beta also generate different results at the cost of capital and the ultimate consequence of this is getting different values the wealth created by the companies, having occurred exactly in the Footwear Industry
Keywords: Bottom-Up
CAPM (Capital Asset Pricing Model)
Custo de capital próprio
Potencial de criação de riqueza
Cost of capital
Wealth creation potential
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5532
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