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dc.creator.IDSANTOS, A.P.L.G.pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Maria Aldano de França-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, M. A. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5972425946014394pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Claudia Gomes de-
dc.contributor.referee1IDFARIAS, C. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2922885697021371pt_BR
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Sídia Fonseca-
dc.contributor.referee2IDALMEIDA, S. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5171426101099057pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo verificar se o projeto “Meio Ambiente”, já implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Estudante Leonardo Vitorino Guimarães se encontra em execução e se existem barreiras que o impeçam de prosseguir com a Educação Ambiental na escola, como meio de promover a Gestão Ambiental para a prática de preservação do meio ambiente a sua volta e buscar meios de proliferar esse exemplo para as demais escolas. Foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e de campo, dividido em dois questionários: um para os alunos do 5º ano fundamental, visando avaliar seus conhecimentos sobre o projeto existente na escola e as atividades que eles participavam e uma entrevista com a gestora e com a professora de Educação Ambiental para verificar a conexão das informações contidas no projeto, com a prática de execução, além da observação direta da pesquisadora. Através da coleta dos dados, os resultados foram organizados, mostrados e explicados, através de gráficos gerados por programas computacionais, onde, a partir destes, foram analisados os resultados. Os resultados mostraram a conscientização da gestão da escola e dos estudantes entrevistados em relação ao meio ambiente e seu nível de sensibilização com esta questão, não apenas na escola, mas em toda a comunidade. Concluiu se este estudo com a análise dos resultados e algumas sugestões, como por exemplo: a implantação de projetos semelhantes em outras escolas, além de buscar parcerias para o bom funcionamento do projeto existente, atingindo assim o objetivo principal. Verificou-se, portanto, que não há impedimento para que a escola exerça positivamente seu importantíssimo trabalho de conscientização sobre o meio ambiente junto aos seus alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleEducação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThis study aims to determine whether the project "Environment" already deployed at the Eschol Municipal de Ensign Fundamental Student Leonardo Vitorino Guimarães, is running and that there are barriers that prevent you from proceeding with the Environmental Education in school, as well as promote environmental Management for the students' awareness of conservation practices of the environment around you and look for ways to proliferate this example to other schools. The methods used were research publications and field divided into two questionnaires: one for students 5th grade essential to assess their knowledge of the existing project in school and the activities that they participated and an interview with the manager and professor of Environmental Education to verify the accuracy of the information contained in the project, in addition to the direct observation of the researcher. With data collection, the results were organized and are shown and explained through graphs generated by computer programs, which were analyzed from these results. The results showed awareness of the school management and students interviewed in relation to the environment, and their level of awareness about this issue not only in school but throughout the community. We concluded this study with the analysis of the results and some suggestions for implementation of similar projects in other schools, and seek partnerships for the proper functioning of the existing project, thereby achieving the main objective finding. It is therefore that there was no impediment to the school positively exerts their important work to raise awareness about the environment among its studentspt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5538-
dc.date.accessioned2019-08-08T12:39:49Z-
dc.date.available2019-08-08-
dc.date.available2019-08-08T12:39:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectConsciência ecológicapt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental managementpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectEcological awarenesspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Ana Paula de Lima Gomes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental Education as a management tool environmental school: a case study in a municipal school Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Paula de Lima Gomes. Educação Ambiental como ferramenta para gestão ambiental escolar: um estudo de caso numa escola municipal em Campina Grande - PB. 2013. 59 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5538pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

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ANA PAULA DE LIMA GOMES SANTOS - MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfAna Paula de Lima Gomes Santos - Monografia Administração CH 2013410.9 kBAdobe PDFView/Open


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