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dc.creator.IDMEDEIROS, L. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2972150828952394pt_BR
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Nazareno Ferreira de.-
dc.contributor.advisor1IDANDRADE, N. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2729979018100977pt_BR
dc.description.resumoSites Q&A são aqueles acessados por usuários com o intuito de: encontrar uma resposta para alguma pergunta ou ajudar alguém a conseguir isso. Muitos pesquisadores têm concentrado esforços visando descobrir maneiras de atrair mais conteúdo para sites desse tipo e, também, entender comportamentos e motivações dos respectivos usuários. Investigou-se, neste trabalho, a utilização da prática do compartilhamento de perguntas oriundas de sites Q&A em redes sociais como estratégia para fomentar a contribuição nesses sites. Nosso intuito era: entender como os usuários se comportam diante dessa prática, investigar como promovê-la e, por fim, tentar encontrar indícios acerca da utilidade dessa prática como meio de fomentar a contribuição em sites Q&A. Foram feitas duas investigações qualitativas nas quais usuários de sites Q&A e de redes sociais foram entrevistados e relataram como se comportam diante do compartilhamento de perguntas. Posteriormente, foi realizado um estudo de caso utilizando perguntas e usuários do site Q&A Stack Over flow em Português para testar diferentes formas de incentivar o compartilhamento dessas perguntas em redes sociais, bem como para investigar mais a fundo se essa prática ajuda em algo na obtenção de respostas para essas perguntas. Descobriu-se que,por causa dos custos sociais envolvidos, os usuários tendem a não querer compartilhar, nas suas redes sociais, perguntas oriundas de sites Q&A realizadas por terceiros e que estejam sem resposta. Por este motivo concluímos que é preciso repensar a forma com a qual se tenta promover o compartilhamento de perguntas de sites Q&A em redes sociais. Além disso, também foi possível elaborar a hipótese de que o compartilhamento de perguntas em redes sociais pode não ser uma boa escolha para quem pretende fomentar a contribuição em sites Q&A, pois isso talvez não sirva para aumentar as chances de uma pergunta ser respondida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências ?Exatas e da Terra.pt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computação.pt_BR
dc.titleExplorando o compartilhamento de perguntas em redes sociais para fomentar a contribuição em sites Q&A.pt_BR
dc.date.issued2015-07-
dc.description.abstractQ&A sites are those accessed by users who want to find answers to their questions or answer someone else’s questions. Programmers use these kind of website very much in order to exchange questions and answers regarding programming. This behavior was observed in a website called Stack Over flow emPortuguês. Many researchers have been focused on finding out ways to attract more content to those websites and also on the aspects of the behaviors and motivations of their users. In this work our focus was the the practice of sharing Q&A sites questions in social networks as a strategy to increase the content of these websites. Our goals were: extract some lessons about how the users ’behavior look like when they face the functionality of sharing questions in Q&A sites, investigate how to promote this behavior and find out statistical evidence with respect to the advantages of sharing questions in Q&A sites and if this practice helps to increase the number of answers. We conducted two qualitative investigations in which users from Q&A sites and social networks were interviewed and they reported how is their general behavior when they come across with the option of sharing questions in those websites. Then, we performed a quantitative experiment to test different ways of promoting the act of sharing questions from Q&A sites in social networks ,as well as to investigate more deeply the effect of this practice in these websites contents. We concluded that users are very discerning when deciding whether or not to share content in their social networks due to the related social costs. That’s why we believe that it’s necessary to change the current way of promoting the sharing of Q&A sites questions in social networks. Besides, we noticed that sharing of questions may not be a good strategy to increase the contribution in these kind of websites.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/553-
dc.date.accessioned2018-05-02T15:02:59Z-
dc.date.available2018-05-02-
dc.date.available2018-05-02T15:02:59Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSites Q&Apt_BR
dc.subjectCommunity Q&Apt_BR
dc.subjectSocial Q&Apt_BR
dc.subjectComportamento de usuário - sitespt_BR
dc.subjectSite de perguntas e respostaspt_BR
dc.subjectQuestions and answer websitept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Lenin da Nóbrega.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExploring the sharing of questions on social networks to foster contribution on Q&A websites.pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Lenin da Nóbrega. Explorando o compartilhamento de perguntas em redes sociais para fomentar a contribuição em sites Q&A. 2015. 70f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/553pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

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