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dc.creator.IDFÈLIX, F. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1FREITAS, Lúcia Santana de-
dc.contributor.advisor1IDFREITAS, L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4689902016970348pt_BR
dc.contributor.referee1ROCHA, José Sebastião-
dc.contributor.referee1IDROCHA, J. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3154991568312722pt_BR
dc.contributor.referee2WANDERLEY, Juliana Maria Carneiro-
dc.contributor.referee2IDWANDERLEY, J. M. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6400233961942579pt_BR
dc.description.resumoNo contexto atual, onde o ambiente de negócios torna-se cada vez mais competitivo, complexo e dinâmico, as organizações têm sido forçadas a adotar estratégias competitivas, como: a redução de custos, adoção de sistemas de qualidade e modelos de gestão mais flexíveis, a fim de suplantar a concorrência, melhorarem os níveis de serviços ao cliente, garantir uma vantagem competitiva e, sobretudo, sua própria sobrevivência. Diante dessa realidade, a Gestão de Projetos vem assumindo um papel importante dentro das organizações. Entretanto, constatou-se durante este trabalho de pesquisa que, apesar de todo o conhecimento acumulado sobre a Gestão de Projetos, ainda há muitas dificuldades para terminar um projeto dentro do prazo, mantê-lo com suas características de escopo/conteúdo e dentro do orçamento definido. O Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições mostrou-se útil para descortinar as principais causas responsáveis por esses problemas, além de possibilitar a proposição de um plano de ação para eliminá-los. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral, aplicar o Processo de Raciocínio (PR) da Teoria das Restrições (TOC) em uma microempresa industrial e de serviços, para identificar os problemas de atrasos na entrega dos projetos e suas possíveis soluções. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como: explicativa, qualitativa e exploratória, realizada através de um estudo de caso. As informações foram coletadas através de brainstorming (tempestade de idéias) e entrevista (semi-estruturada). Os resultados da pesquisa foram obtidos seguindo os passos dos Processos de Raciocínio da Teoria das Restrições. Utilizando a ferramenta adequada para cada etapa, identificou-se primeiro, o que mudar (promessas de entregas dos projetos não são cumpridas, e dificuldades para o trabalho em equipe); segundo, para o que mudar (aplicação dos recursos financeiros necessários para implantar a corrente crítica e resolver problemas de recursos, capacidade e tempo de entrega dos projetos e, definir competências e adotar um modelo de gestão participativa); e terceiro, como causar a mudança (preparo de um plano de ação). Sua grande contribuição se dá na verbalização detalhada e conseqüente visualização do problema ou Efeitos Indesejáveis (EI), bem como nas contra medidas, que são estudadas, detalhadamente, na aplicação das ferramentas do Processo de Raciocínio (PR), a fim de obter a solução e evitar o aparecimento desses Efeitos Indesejáveis (EIs).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleO processo de raciocínio da teoria das restrições aplicado ao gerenciamento de projetos de uma microempresa industrial e de serviço.pt_BR
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5542-
dc.date.accessioned2019-08-08T13:09:30Z-
dc.date.available2019-08-08-
dc.date.available2019-08-08T13:09:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTeoria das Restriçõespt_BR
dc.subjectProcesso de Raciocíniopt_BR
dc.subjectCorrente Críticapt_BR
dc.subjectThéorie des Restrictionspt_BR
dc.subjectProcessus de Raisonnementpt_BR
dc.subjectLigne Critiquept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFÉLIX, Francisco de Fátima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe constraint theory reasoning process applied to the project management of an industrial and service microenterprise.pt_BR
dc.identifier.citationFÉLIX, Francisco de Fátima. O processo de raciocínio da teoria das restrições aplicado ao gerenciamento de projetos de uma microempresa industrial e de serviços. 2007. 85 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5542pt_BR
dc.description.resumeDans le contexte actuel le monde des affaires devient chaque fois plus competitif complexe et dynamique. Les entreprises sont forcées à adopter de nouvelles stratégies comme : la réduction des coûts, l’adoption de systèmes de qualité et modèles de gestion plus flexibles, afin de surmonter la concurrence. Il faut améliorer le service clientèle, garantir un avantage compétitif et surtout sa place dans le marché. Devant cette réalité, la Gestion de Projets assume un rôle important dans les entreprises. Cependant nous constatons durant ce travail de recherche que quelques entreprises ont toutes les connaîssances sur la Gestion de Projets et ont encore beaucoup de difficulté pour finir un projet dans les délais et respecter les clauses du devis et obtenir la solution. Le Processus de Raisonnement de la Théorie des Restrictions est bien utile pour démontrer les principaux responsables des problèmes et proposer un plan d’action pour les éliminer. Dans ce sens, le présent travail a un objectif principal d’appliquer la méthode Processus de Raisonnement (PR) de la Théorie des Restrictions(TOC) dans une PME afin d’identifier le pourquoi des retards des livraisons. Quant aux procédés méthodologiques réalisé par l’étude, cette recherche se classifie comme suite : explicatif, qualitatif et spéculatif. Les informations ont été recueillies par la méthode « brainstorming » (tempête d’idées) et entrevue. Les résultats de la recherche sont obtenus suivant les régles du Processus de Raisonnement de la Théorie des Restrictions en utilisant une manière adéquate pour chaque étape. On a identifié d’abord : Quel changement ? (délai de livraison ne sont pas respecté et la difficulté de travailler en equipe) ; Deuxième étape : Comment modifier ? (Appliquer un moyen financier nécessaire pour mettre en place une ligne critique et résoudre les problèmes de rotine (comme matériel et personnel), respecter les délais de livraisons, définir les responsables pour chaque secteur et adopter un modèle d’administration participatif) ; et puis enfin : Comment provoquer le changement ? (préparer un plan d’action). La plus grande contribution est venu par la discussion bien détaillée et la visualisation des problèmes clés ou Effets Indésirables (Eis). Les contre-propositions ont été étudiées de manière détaillées dans l’utilisation du Processus de Raisonnement (PR) afin d’obtenir la solution et éviter l’apparition des Effets Indésirables (Eis)pt_BR
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