Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5554
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDQUEIROS, A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, José Sebastião.-
dc.contributor.advisor1IDROCHA, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3154991568312722pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Claudia Gomes de.-
dc.contributor.referee1IDFARIAS, C. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2922885697021371pt_BR
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Sídia Fonseca.-
dc.contributor.referee2IDALMEIDA, S. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5171426101099057pt_BR
dc.description.resumoNo ambiente corporativo atual, a logística e suas atividades têm ganhado cada vez mais espaço por sua importância estratégica. Dessa forma, as atividades relacionadas à distribuição física de mercadorias tornam-se importantes fontes de vantagem competitiva para as empresas, ainda mais em contextos onde o principal fator limitante diz respeito às longas distâncias entre a origem e o destino dessas mercadorias. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade econômica de uma operação de distribuição na região do Cariri paraibano, mais precisamente no município de Monteiro e cidades circunvizinhas. A pesquisa, caracteriza-se como qualitativa e quantitativa, do tipo descritiva sendo esta conduzida por meio de um estudo de caso. Neste sentido, utilizando-se de uma ferramenta de controle financeiro denominada Profit and Loss Statement (P&L), foram levantados os gastos relativos ao modelo atual de entregas. Além disso, outros dois modelos alternativos de distribuição foram testados de forma hipotética a fim de que sua eficácia econômica fosse apurada. Tais modelos são conhecidos como Cross Docking, que considera a terceirização das atividades de entrega a um operador logístico e, também, o Transit Point, que consiste na contratação de funcionários residentes no ponto de destino da operação. Ao final deste trabalho, serão descritos os motivos pelos quais a empresa decide mudar o formato da sua operação e adotar um dos modelos testados em detrimento do modelo atual até então praticado. Além disso, alguns indicadores de desempenho serão analisados meses após a implementação do projeto com vistas a fundamentar a decisão tomada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleAnálise da viabilidade econômica de uma operação de distribuição de mercadorias na região do cariri paraibano.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractIn today's business environment, logistics and activities have gained more space for its strategic importance. Thus, the activities related to physical distribution of goods become important sources of competitive advantage for companies, even in contexts where the main limiting factor concerns the long distances between the source and the destination of the goods. Therefore, this study aims to determine the economic viability of a distribution operation in the Cariri paraibano, more precisely in the city of Monteiro and surrounding cities. The research is characterized as qualitative and quantitative, descriptive of this kind being conducted through a case study. In this sense, using a financial control tool called Profit and Loss Statement (P&L), expenses relating to the current model of delivery were raised. In addition, two other alternative distribution models were tested in a hypothetical way in order that their economic efficiency was calculated. Such models are known as Cross Docking, considering the outsourcing of activities to deliver a logistics operator and also the Transit Point, which consists of hiring employees residing at the destination point of the operation. At the end of this paper, we describe the reasons why the company decided to change the format of your operation and adopt one of the models tested over the current model hitherto practiced. Additionally, some performance indicators will be analyzed months after implementation of the project in order to support the decision.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5554-
dc.date.accessioned2019-08-08T15:19:54Z-
dc.date.available2019-08-08-
dc.date.available2019-08-08T15:19:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectDistribuição físicapt_BR
dc.subjectProfit and Loss Statement (P&L)pt_BR
dc.subjectCross dockingpt_BR
dc.subjectTransit pointpt_BR
dc.subjectLogisticspt_BR
dc.subjectPhysical distributionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROS, Alessandro Aires de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the economic viability of a merchandise distribution operation in the Paraíba Cariri region.pt_BR
dc.identifier.citationQUEIROS, Alessandro Aires de. Análise da viabilidade econômica de uma operação de distribuição de mercadorias na região do cariri paraibano. 2014. 43 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5554pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALESSANDRO AIRES DE QUEIROS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2014.pdfAlessandro Aires de Queiros - Relatório de Estágio Administração CH 2014304.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.