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Title: Diagnóstico das percepções de responsabilidade social empresarial a partir do modelo tridimensional de performance social: o caso de uma empresa do setor de bebidas.
Other Titles: Diagnosis of perceptions of corporate social responsibility from the three-dimensional model of social performance: the case of a beverage company.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Juscianne Ellem Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Suênya Freire do Monte
???metadata.dc.contributor.referee2???: CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde
Keywords: Vantagem competitiva;Responsabilidade social empresarial;Modelo tridimensional de Carroll;Competitive advantage;Corporate social responsibility;Three-dimensional model of Carroll.
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Juscianne Ellem Santos. Diagnóstico das percepções de responsabilidade social empresarial a partir do modelo tridimensional de performance social: o caso de uma empresa do setor de bebidas. 2011. 74 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado) Curso de Administração. Universidade Federal de Campina Grande – PB, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5556
???metadata.dc.description.resumo???: Com a globalização, todas as empresas tiveram que se modernizar e procurar vantagens competitivas em relação a outras do mesmo setor, como, por exemplo, programas de Responsabilidade Social Empresarial. Pensando nisso, o setor de bebidas, em que a concorrência é cada vez maior e no qual qualquer diferenciação faz com que a empresa se destaque frente às outras, optou pelo uso dessas estratégias. Para ilustrar essa importância, foi realizado um estudo de caso numa empresa desse setor que possui um Centro de Distribuição Direta em Campina Grande. O objetivo principal, no presente estudo, é identificar a percepção dos funcionários dessa empresa quanto às ações e políticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), utilizando o Modelo Tridimensional de Carroll (1979). Tais políticas são consideradas, pela organização e seus funcionários, como uma vantagem competitiva. Para fundamentar esse relatório, foi realizada uma revisão bibliográfica detalhada sobre os temas relacionados à RSE. Posteriormente, foi aplicado um questionário entre os colaboradores, dividindo as quatro dimensões do modelo em treze categorias, nas quais foram interpretadas a média, desvio padrão e variância A pesquisa em questão é de caráter exploratório, qualitativo-quantitativo e descritivo e em suas considerações finais buscou-se fazer uma análise geral dos resultados alcançados, ressaltando e indicando os pontos em que a empresa estudada precisa desenvolver e quais as categorias que ela já se destaca, tais análises foram realizadas através das respostas dos seus funcionários. Por meio do cubo tridimensional foram analisadas as seguintes dimensões: categorias de responsabilidade social, comportamento e respostas de responsabilidade social e Ações e Programas, nas quais, para os funcionários, a empresa se destaca em ética, comportamento defensivo e consumo, respectivamente.
Abstract: With globalization, all companies had to modernize and find competitive advantages over other peers, such as Corporate Social Responsibility programs. Thinking about it, the beverage industry, in which competition is increasing and any differentiation causes the company stands out against the others, opted for the use of these strategies. To illustrate this importance, was performed a case study in a company of this industry which has a Direct Distribution Center in Campina Grande-PB. The main goal in this study is to identify the employee perception about the actions and policies of Corporate Social responsibility (CSR) using the Three-dimensional Model of Carroll (1979). Such policies are considered, by the Organization and its employees, as a competitive advantage. To substantiate this report was made a detailed literature review on the issues related to CSR. Subsequently, a questionnaire was applied between the collaborators, dividing the four dimensions of the model in thirteen categories, in which were interpreted the average, standard deviation and variance. The research had an exploratory, qualitative-quantitative and descriptive nature and, in its final comments, sought to make a general analysis of the results achieved, indicating the points in which the company studied need to develop and what categories it already stands. These analyses were conducted through the responses of their employees. Through the three- dimensional cube were analyzed the following dimensions: categories of social responsibility, behavior and social responsibility responses and actions and programs, in which, for employees, the company excels in ethics, defensive behavior and consumption, respectively.
Keywords: Vantagem competitiva
Responsabilidade social empresarial
Modelo tridimensional de Carroll
Competitive advantage
Corporate social responsibility
Three-dimensional model of Carroll.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5556
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